2, Fevereiro 2021
Espelho partido? Sete formas de o reutilizar!
Diz-se que partir um espelho é sinónimo de sete anos de azar, mas, como acreditamos na sorte, apresentamos-lhe sete ideias para o reaproveitar. Ora confira.
Diz-se que partir um espelho é sinónimo de sete anos de azar, mas, como acreditamos na sorte, apresentamos-lhe sete ideias para o reaproveitar. Ora confira.
Os espelhos, tal como os vidros das janelas e as loiças de cerâmica ou pirex, não podem ser colocados no ecoponto verde; por isso se tiver partido um terá de o deitar no lixo indiferenciado ou encontrar uma forma de o reaproveitar.
Na RECICLA, somos pela economia circular, pelo que aqui deixamos sete formas de lhe dar nova vida:
1, 2 e 3. Pequenos pedaços podem funcionar como uma “nova cor” ou um novo padrão em diversos objetos, uma moldura muito simplista, um tabuleiro velhinho ou até um novo tampo de uma mesa decorativa. Com cola branca, uma pinça, alguma paciência e imaginação pode criar peças novas de decoração em casa.
4. Pode também desenhar padrões com os diversos pedaços e assim colá-los novamente à estrutura com a moldura que tinha antes.
5. Se conseguiu recuperar um pedaço significativamente grande de um espelho pode reaproveitá-lo, criando-lhe uma moldura de corda. Com cola quente, uma tesoura e alguns metros de corda.
Comece por medir quanta corda necessita para contornar todo o espelho, acrescente mais alguns centímetros e corte. A seguir, vá colando pequenos pedaços de corda de cada vez. O ideal é depois de fixar o primeiro pedaço, usar fita-cola ou adesivo para melhor segurar a corda enquanto a cola não seca por completo. Repita este processo até dar uma volta completa ao espelho e no final corte o excedente.
Sem retirar a fita-cola ou o adesivo, com outro pedaço de corda, crie o fio que pendura o espelho. Para esta parte, terá de criar dois “nós de oito” nas pontas, fixá-los à corda que está a forrar o espelho, fixar novamente com fita ou adesivo e aguardar 24 horas até o pendurar.
6. Se os cacos forem demasiados ou demasiado pequenos e não conseguir reaproveitá-los, procure dar nova vida à moldura ou à estrutura da pega. As bases de pequenos espelhos de mão podem transformar-se em molduras para fotografias ou para pequenos quadros de lembretes.
7. Uma forma de reaproveitar as molduras de espelhos passar por fazer delas armários de acessórios. Quer seja para guardar bijuteria ou mesmo gravatas e cintos, tudo o que precisa é de uma nova pintura, de vários pregos e de corda.
Depois de dar nova cor à estrutura, fixe pregos nos rebordos do seu antigo espelho, um de cada lado e da forma mais alinhada possível. Por fim, estenda fio, ou corda e fixe-a aos pregos, para poder pendurar os seus assessórios.
Faça do seu espelho partido uma peça nova em casa. Aproveite o que puder. O que não for possível, não se esqueça de colocar no lixo indiferenciado.