Depois da praia, relaxe no sofá. Propomos-lhe uma seleção de 10 documentários que não só alertam para causas ambientais que estão na ordem de todos os dias, do aquecimento global aos efeitos do consumismo desenfreado, como para a importância da reciclagem ou de melhores escolhas alimentares

1. TRASHED — PARA ONDE VAI O NOSSO LIXO
Quem nunca se questionou sobre os efeitos do excesso de resíduos no planeta? Neste documentário, o ator britânico Jeremy Irons propõe-se a descobrir, pelo mundo, a extensão do problema global dos resíduos enquanto alerta para a importância da reciclagem e para a necessidade de uma mudança de comportamentos menos consumistas. O filme foi selecionado para o Festival de Cannes, onde se estreou em 2012, tendo sido exibido, desde aí, em mais de 60 festivais. Nomeado para vários prémios, ganhou oito.

2. A PLASTIC OCEAN — OCEANO DE PLÁSTICO
Este filme documenta os efeitos globais da poluição pelo plástico com uma mensagem de esperança, destacando tecnologias viáveis ​​e soluções inovadoras ao alcance de governos e dos cidadãos em prol de um oceano mais limpo e mais verde. Lançado em 2016, ganhou seis prémios, incluindo o de Melhor Documentário no Sedona International Film Festival. No mês em que se comemora o Plastic Free July, este é um bom filme para refletir sobre um dos principais problemas ecológicos da atualidade.

3. FOOD CHOICES — ESCOLHAS ALIMENTARES
Um documentário de 2016 que promete mudar a maneira como olhamos para a comida que pomos no prato. Este é um trabalho de três anos do cineasta Michal Siewierski, que explora o impacto que as escolhas alimentares têm na saúde das pessoas, do planeta e na vida de outras espécies vivas. Além disso, discute vários mitos sobre alimentação e dieta, oferecendo uma nova perspetiva única sobre estas questões.

4. THE TRUE COST
Quem paga o preço da roupa que vestimos? Quem as confeciona e qual a história dessas pessoas? O filme que desmonta o glamour da mundo da moda e que veio pôr a pensar todos aqueles que de alguma forma estão ligados a esta indústria, sobretudo os consumidores. Lançado em 2015, põe o dedo na ferida do impacto que a já chamada fast fashion está a ter no planeta. Disponível no Netflix.

5. BEFORE THE FLOOD —  ANTES DO DILÚVIO
Já não é a primeira vez que Leonardo DiCaprio nos presenteia com uma película sobre os desafios das alterações climáticas. Em 2016, regressou com Before the Flood, que chegou até nós pela mão do National Geographic Channel, um filme que narra o périplo do ator por cinco continentes. Enquanto mensageiro da paz das Nações Unidas, durante três anos, DiCaprio entrevistou vários líderes mundiais com o objetivo de alertar para os problemas do aquecimento global. Disponível no Netflix

6. COWSPIRACY — O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE
Sabia que a agropecuária em grande escala é das principais causas do desflorestamento, do consumo de água e da poluição, sendo responsável por mais gases de efeito estufa do que a indústria de transportes, entre outro males ambientais? Tudo isto este documentário, chocante e ao mesmo tempo bem-humorado, tenta demonstrar, revelando a pegada ecológica da agricultura industrial intensiva no planeta. No entanto, não se fica por aqui, ao oferecer um caminho para a sustentabilidade global de uma população mundial em crescimento. Um filme de 2014 disponível no Netflix.

7. THE CHASING ICE
Na primavera de 2005, o aclamado fotógrafo ambiental James Balog, que não acreditava no aquecimento global, foi ao Ártico numa tarefa complicada para a National Geographic: capturar imagens para ajudar a contar a história de um clima em mudança. Os seus vídeos assombrosamente belos comprimem anos em segundos e capturam antigas montanhas de gelo em movimento à medida que desaparecem a uma velocidade impressionante. Chasing Ice mostra um fotógrafo a tentar entregar provas e esperanças ao nosso planeta movido a carbono. Lançado em 2012, esteve nomeado para um Óscar e foi reconhecido com um Emmy. Disponível no Netflix.

8. MINIMALISM: UM DOCUMENTÁRIO SOBRE AS COISAS IMPORTANTES
Imagine uma vida com menos: menos coisas, menos desordem, menos stress, menos dívidas, menos descontentamento. Uma vida com menos distrações. Agora imagine uma vida com mais: mais tempo, relações mais significativas, mais crescimento pessoal, mais partilha, mais contentamento. Uma vida de paixão que não sendo perfeita, nem fácil, é uma vida simples. Se ainda não quis ou parou para pensar de que forma a sua vida podia ser melhor com menos, este documentário sobre as coisas importantes da vida examina os muitos sabores do minimalismo. O filme, de 2016, dá a conhecer ao público minimalistas de todas as classes sociais, bem como o significado do verbo “destralhar” (ou a arte de nos libertarmos de tudo aquilo que não necessitamos). Disponível no Netflix.

9. CATCHING THE SUN
O documentário, produzido em 2015, fala da transição energética global e mostra a explosão da indústria da energia solar, sob várias perspetivas, desde o dono de uma fábrica de painéis na China a um americano que faz um curso de instalador na Califórnia (EUA). O filme explora ainda o impacto que esta indústria tem nas novas gerações de norte-americanos que procuram emprego nesta área. Será que os Estados Unidos conseguirão algum dia construir uma economia baseada em energias limpas? Disponível no Netflix.

10. WALL • E
Os mais novos não podiam ficar de fora desta lista. Lançada em Portugal em 2008, a história animada sobre um robô apaixonado cativou os espectadores. Depois de centenas de anos a fazer aquilo para que foi construído, compactar e arrumar o lixo deixado pelos humanos (que entretanto tiveram de fugir de uma Terra inabitável para uma estação espacial), WALL • E (Waste Allocation Load Lifter Earth-Class) descobre um novo propósito na vida: encontra a robô EVE (Extra-Terrestrial Vegetation Evaluator), que se tinha deslocado ao planeta para avaliar se já havia condições para que os humanos regressassem. Mais do que uma história de amor inesperada, este filme da Disney/Pixar faz-nos refletir sobre os nossos hábitos e valores, quer para com o ambiente quer para com nós próprios. Disponível no YouTube.