A fazer as malas para ir de férias? A Samsonite pensou no mesmo, mas não se esqueceu do planeta. Por isso, criou um novo conjunto de malas de viagem, as Magnum Eco, totalmente feitas com material reciclado.

Produzidas na Europa, são mais leves, seguras, graças ao sistema de três fechaduras, e resistentes, segundo os testes a que foram submetidas. Mas não é só isto que caracteriza estas malas.

Hoje um copo de iogurte, amanhã uma mala de viagem

As novas Magnum Eco são também o resultado da reciclagem e transformação de plásticos iguais aos que encontramos em copos de iogurte e garrafas. Esta produção é possível graças à tecnologia do Recyclex, um material semelhante ao nylon ou ao poliéster, produzido com recurso à reciclagem de plástico.

Graças a esta tecnologia, as novas Magnum Eco são, por fora, constituídas por polipropileno reciclado, encontrado, entre outras embalagens, em copos de iogurte, e o seu interior é revestido com tecido criado a partir da reciclagem de plástico PET, encontrado em garrafas de água.

E porquê criar esta nova coleção de malas agora? A Diretora Global da Samsonite para a Sustentabilidade, Christine Riley Miller, explica: “Estamos continuamente a procurar novas formas de reduzir a nossa pegada ambiental. Isto inclui inovações na forma como os nossos produtos são feitos para que desempenhemos a nossa parte na reutilização de plástico desperdiçado”.

Reciclar é transformar

Esta coleção conta com quatro tamanhos diferentes. Para produzir cada tamanho foi preciso recorrer a diferentes quantidades de resíduos. Por exemplo, para fazer a mala maior foi utilizado plástico equivalente a 483 copos de iogurte e 14 garrafas. Já para criar o modelo mais pequeno foi preciso o equivalente a 200 copos de iogurte e sete garrafas.

Não desista já delas se acha que não condizem com o seu visual. As novas Magnum Eco são para todos os gostos. Tem cinco cores inspiradas na natureza que pode escolher: laranja, verde, azul, cinzento e preto.