30, Maio 2019
Estas palhinhas de massa são portuguesas
São uma opção sustentável e também mais barata do que as que têm surgido em alternativa no mercado, como as de papel ou alumínio
São uma opção sustentável e também mais barata do que as que têm surgido em alternativa no mercado, como as de papel ou alumínio
Os filhos de Luís Barroca Monteiro e Sofia Monteiro foram as primeiras cobaias desta ideia fora da caixa. Agora que as palhinhas foram testadas e aprovadas pelas crianças, já as pode encontrar um pouco por todo o país. Basta para isso pedir um cocktail num sítio que tenha já uma preocupação ambiental e prefira servir a bebida com palhinha feita de massa.
As palhinhas são feitas à base de sêmola de trigo e, por isso, comestíveis. Não têm açúcar, sal ou conservantes e podem ser usadas como qualquer outra palhinha. Talvez por isso, Luís Monteiro, que entretanto se juntou ao sócio Luís Mateus, tenha chamado tão e somente “Palhinha” a esta marca que, ainda que recentemente lançada, já começa a ser usada em alguns bares do país.
É que além de ser mais sustentável do que as tradicionais, são mais baratas do que aquelas que têm surgido no mercado como alternativa, como é o caso das de bambu, de papel ou de alumínio.
No caso da palhinha de massa, dura mais ou menos uma hora até que comece a derreter. O ideal é que seja usada em sumos ou cocktails e não em bebidas quentes porque, nesse caso, podem amolecer rapidamente.
Os sócios garantem que não altera o sabor da bebida e como é dura — uma espécie de esparguete largo — pode mesmo ser usada em bebidas nas quais os clientes estão habituados a bater com elas no fundo do copo para misturar os ingredientes, como no caso da caipirinha, por exemplo.
![](https://recicla.pt/wp-content/uploads/2019/05/60560139_2235665253353201_4575119736316100608_n.jpg)
O produto original é importado de Itália, mas é em Portugal que as palhinhas são embaladas em lotes e vendidas. A Palhinha pode ser comprada online através do site ou da página de Facebook e, a pensar no mercado da restauração e hotelaria, a marca oferece a possibilidade de o cliente personalizar a palhinha com um nome, logótipo ou frase.
As palhinhas de massa estão disponíveis em packs de, no mínimo, 30 unidades. Essa opção custa seis euros, as de cem unidades custam 10 euros, a de 250 unidades 22 euros e os kits podem ir, no máximo, até às 5 mil unidades, com um custo de 218 euros.