É sólido, sustentável e totalmente produzido em Portugal: o One and Done é um champô vegan, não testado em animais e o primeiro produto da marca Shaeco.

A mentora do projeto, Vera Maia, explica que o objetivo da marca “é incitar às pequenas mudanças do dia a dia, com um consumo consciente, optando por produtos sustentáveis, com uma pegada de carbono menor”. 

A sua produção acontece em Viana do Castelo. Por ser sólido, o desperdício de água é menor. Não são utilizados plásticos em nenhuma parte do processo, e é vendido em embalagens de papel recicladas e recicláveis onde até a tinta tem uma base vegetal.

Além dos cuidados ambientais, uma das principais preocupações da marca foi com a qualidade do champô: “Dado que se trata de um produto que entra em contacto com a nossa pele, tínhamos de ter a total segurança quanto à qualidade do mesmo, e que poderia ser usado por adultos e crianças”, esclarece Vera Maia.

A sua composição inclui óleo de aragão, ácido cítrico, uma microemulsão transparente, criada a partir de matérias-primas naturais e renováveis, fragrâncias sem ingredientes de origem animal, entre vários outros componentes que ligam os ingredientes, como o óleo de rícino hidrogenado, ou os que permitem manter a forma sólida, como o estearato de sódio.

A marca criou igualmente uma caixa onde o champô pode ser guardado e transportado, a Pebble. Feita de cortiça, mais especificamente de pedaços que sobram do fabrico de outros produtos, esta embalagem individual assemelha-se a um seixo. “Para nos lembrar que devemos preservar a natureza e manter os oceanos livres de plástico”, justifica a equipa da Shaeco.  

Com o foco em artigos de cosmética, sobretudo sólidos, Vera Maia adianta que estão a ser desenvolvidos “produtos complementares, como o condicionador sólido e o sabonete hipoalergénico, para fazer parte de um conjunto completo de banho”. As novidades devem chegar até ao final deste ano.