16, Dezembro 2019
Este Natal, mantenha a tradição. Recicle sempre
A Sociedade Ponto Verde (SPV) junta-se às
celebrações do Natal com um convite: recupere a essência. E recicle sempre.
A Sociedade Ponto Verde (SPV) junta-se às celebrações do Natal com um convite: recupere a essência. E recicle sempre.
Famílias reunidas à volta de uma mesa, presentes que se oferecem e se recebem, mas, antes, a azáfama das compras e dos preparativos para celebrar o Natal. Este é o cenário que se vive por esta época do ano, mas que tem um reverso: o do desperdício. Compra-se mais, consome-se mais, logo produzem-se mais resíduos e abre-se a porta a mais desperdício. E, muitas embalagens acabam por ficar fora do seu destino natural: a reciclagem.
É neste contexto que a SPV apela a um consumo mais consciente. E fá-lo, a partir de hoje, e até dia 25, na rádio e nas plataformas digitais, com uma campanha que é, ao mesmo tempo, um manifesto a que não pode ficar indiferente: o de olhar para o verdadeiro espírito do Natal, dando valor às pequenas coisas que fazem, afinal, a essência desta época.
A pergunta é exatamente essa: “Há quanto tempo não olhamos para o Natal?”. Mas não é um Natal qualquer: é aquele sem filas intermináveis no trânsito, sem jantares marcados para cumprir calendário, de presentes que se embrulham porque tem de ser, deixando para trás um rasto de papéis por reciclar.
O Natal que se deseja é aquele em que a ceia se faz de momentos saboreados em conjunto, partilhando conversas, em que cada um dá mais de si.
É um momento de união, porque essa é a essência. E é também um momento para pensar nos outros e no futuro, o que é sinónimo de pensar em sustentabilidade. E de agir. Começando por pôr em prática a regra dos três R – reduzir, reutilizar e reciclar.
São pequenos gestos que contribuem para um mundo melhor. Por isso, a mensagem da SPV é para que mantenha a tradição: e recicle sempre! E o próximo Natal será, certamente, mais verdadeiro.