Já pode comprar garrafões de água feitos de plástico totalmente reciclado. A Água Serra da Estrela colocou a economia circular das suas garrafas à prova e transformou-as em garrafões de seis litros. Na semana em que se assinala o Dia Internacional da Reciclagem, a RECICLA dá-lhe a conhecer mais uma ideia sustentável. O que ganha o planeta com isso? Descubra aqui.

Desde 2017 que a marca tem vindo a incorporar 25% de plástico reciclado nas suas garrafas. A Strategic Marketing Manager de Refrigerantes e Águas da Serra da Estrela, Joana Ferreira, frisa que, para a empresa, “a sustentabilidade é um pilar fundamental”.  

Assim, o passo seguinte traduziu-se em dar uma nova vida às garrafas de água feitas com plástico PET. Da reciclagem deste plástico, feita em Portugal, nasceram então garrafões de seis litros.

São feitos apenas com recurso a material totalmente reciclado e, por essa razão, menos transparentes do que os restantes. Mas isso, segundo a marca, em nada afeta a qualidade da água.

Vantagens para o ambiente

Não só não tem consequências negativas para o consumidor, como traz ainda vantagens para o ambiente. Com a chegada destes garrafões, a marca estima reduzir, por ano, a utilização de mais de 150 toneladas de plástico virgem.

Além da poupança em novas matérias-primas e em água para a produção de novos garrafões, recorrer a material reciclado vai permitir reduzir a pegada de carbono em 70%.

“Desta forma, promovemos a nossa diferenciação e contribuímos de forma positiva para os desafios coletivos em matéria ambiental e na promoção de uma economia circular”, afirma Joana Ferreira.

Continuar a promover a reciclagem é muito importante e, por isso, os garrafões não deixam esquecer a sua origem. “Este garrafão é feito de garrafas” pode ler-se nos rótulos. O objetivo é sensibilizar o consumidor, que, depois de consumir a água tanto das garrafas como dos garrafões, pode e deve dar continuidade ao ciclo, colocando sempre estas embalagens no ecoponto amarelo.