Chamam-se Wayz e são ténis quase exclusivamente portugueses. São produzidos de forma sustentável, mas o cofundador, Pedro Maçana, prefere a expressão “ética”, uma vez que a marca se preocupa tanto com o ambiente, como com a responsabilidade social. A empresa está instalada no Parque da Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e recorre apenas a fornecedores locais.

A ideia surgiu de um sonho partilhado por dois entusiastas deste tipo de calçado que queriam criar a sua própria marca, tendo sempre em conta a qualidade e a sustentabilidade. A pensar tanto no ambiente como na produção, Pedro Maçana explica que o objetivo era ter “um produto com um design intemporal, feito para durar”, assente em dois critérios: materiais amigos do ambiente e produzidos em Portugal.

Com a sustentabilidade e a portugalidade de mãos dadas, estes ténis passam por três fontes produtoras. A Bolflex recupera sapatos usados e tritura as solas, usando 70% da borracha para fazer novas. A Seaqual recupera o plástico no mar mediterrâneo e transforma-o no fio que depois dá origem aos tecidos usados nas sapatilhas. A pele de curtimenta vegetal, utilizada no interior e exterior das Wayz, é comprada na Península Ibérica, tratada e acabada, sem recurso a metais, pelos Curtumes Aveneda.

Além da questão ambiental coloca-se a questão ética, isto é, a marca procura informar sobre todo o processo de fabrico e o custo da produção, de forma a explicar o preço justo que praticam. A somar a esta característica, Pedro Maçana afirma que pretende “devolver à sociedade aquilo que ela dá” e, por isso, apoiam os sem-abrigo no Porto. A empresa doa 1% das vendas a uma instituição de solidariedade social da cidade.

Sustentabilidade, ética e responsabilidade social são, pois, os três valores da marca.  O nome foi inspirado em ways, que, em inglês, significa caminhos, mas também no pensamento “Wave At Your Zest for life”, ou seja, “agita o teu entusiasmo pela vida”. “Todo o storytelling está ligado à ideia de sermos capazes de ir atrás dos nossos sonhos, de vivermos em autenticidade e não nos deixarmos adormecer pelos padrões socialmente aceites”, comenta Pedro Maçana.

“Walk your way” é o slogan da marca e é também “palavra de ordem para inspirar pessoas a seguirem e, sobretudo, construírem o seu caminho”.