Tem tempo livre e não sabe o que fazer com ele? Há muito que pensa em dar mais de si aos outros? Há todo um mundo de possibilidades sustentáveis e solidárias que pode fazer sozinho, em família, na sua área de residência ou no estrangeiro. Seja qual for a sua disponibilidade, de certeza que neste artigo vai encontrar uma boa opção. 

Porque é uma boa ideia fazer voluntariado?

Existem várias boas razões, entre elas, conhecer melhor o mundo, lutar por uma causa em que se acredita, ganhar responsabilidade cívica, conhecer outras realidades sociais e outras culturas e, claro, ganhar novas perspetivas do mundo em que vivemos. 

Quer sejam atividades nacionais ou internacionais, há imensas organizações às quais se pode juntar, ora confira aqui.  

Voluntariado cá dentro!

Se está à procura de uma associação para ajudar a sua própria comunidade ou uma localidade vizinha, damos-lhe quatro opções!

A aplicação Patrulheiros procura atuar na cidadania ambiental e inovação social. O objetivo, tal como o nome indica, é tornar qualquer cidadão um verdadeiro patrulheiro da natureza, propondo aos utilizadores um olhar atento, sempre que puderem, para reportar situações suspeitas ou problemáticas, como poluição, risco de queda de árvores, animais feridos entre outros. A vantagem é que basta descarregar a aplicação e utilizar quando quiser reportar uma situação.

Outra opção é o Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, mais conhecido como GEOTA. Esta ONG procura defender o ambiente e promover o desenvolvimento sustentável. Os voluntários podem juntar-se a diversos projetos como Coastwatch, que consiste em percursos pedestres nas zonas costeiras para observar e registar dados sobre animais, algas e plantas, reportar eventuais contaminações, como poluição ou lixo marinho, ou outras como ativismo em defesa de rios limpos.

A Refood é já bastante conhecida, mas está sempre  a precisar de novos voluntários para os mais de 60 núcleos espalhados pelo país. Por um lado, combate o desperdício alimentar e por outro ajuda pessoas e famílias carenciadas fornecendo refeições. Com apenas duas horas por semana pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Se se quiser juntar à equipa de ajudantes pode fazê-lo preenchendo o formulário do site .

Adora animais? Tem um canil ou gatil perto de casa? Junte a família e leve os cães da associação a passear ao fim de semana! Se é residente em Lisboa sugerimos conhecer a União Zoófila que defende, protege e trata animais domésticos em risco. Os voluntários podem ajudar na limpeza das boxes do canil ou dando banho aos animais. A vantagem é que poderá escová-los e mimá-los também. Esta associação está sempre a precisar de ajuda e é possível que precise da sua mais do que uma vez por semana. Se quer arregaçar as mangas e ajudar, inscreva-se aqui.

Para quem procura uma experiência no estrangeiro

A All Hands and Hearts é uma organização que procura ajudar países e regiões afetadas por catástrofes naturais. Neste momento, está a aceitar candidaturas para ajudar vítimas do furacão Ida no Louisiana, ou do terramoto que ocorreu no México. Todos os interessados podem candidatar-se ou saber mais aqui.

Na Associação Sonha Faz e Acontece o foco da ajuda voluntária é em educação, saúde e desporto na ilha do Príncipe Os voluntários dinamizam campos de férias para crianças, promovem formações para jovens e adultos e ajudam na reconstrução de escolas e postos de saúde. Interessado em participar? Pode inscrever-se no site da organização.

A associação “Para Onde?” tem programas para quem procura uma aventura internacional, nacional, de curta ou de longa duração. Estes programas surgem através da parceria estabelecida com organizações locais que precisam de voluntários para apoiar as suas atividades durante grande parte dos meses do ano. Muitos dos programas são em Portugal ou em Países de Língua Oficial Portuguesa. Para saber mais sobre os vários projetos e quem sabe se candidatar, tem todas as informações no site.

Não deixe de visitar o site das associações para as conhecer melhor e se não puder juntar-se à equipa, faça um donativo!