No Dia Internacional da Reciclagem, celebrado a 17 de maio, a Sociedade Ponto Verde (SPV) reforçou a sua parceria com o Zoo e trouxe duas novidades sustentáveis. Uma delas vai ajudá-lo na tarefa da reciclagem!

Um ZooVenir
Além dos animais, há agora um novo ponto de atração para visitar o Jardim Zoológico. A novidade que vai querer levar para casa está no ZooVenir, a loja de lembranças. Estamos a falar dos Ecobags, os sacos de separação de embalagens da SPV.

“Onde posso adquirir os ecobags?” é a pergunta que mais chega à caixa de mensagens da Sociedade Ponto Verde. Os sacos para separar as embalagens usadas são já bastante conhecidos por serem por norma os prémios para quem vence desafios e passatempos criados pela SPV, mas estão agora, finalmente e pela primeira vez à venda, por 3,50 euros. E se as novidades já eram boas, fique a saber que a compra destes sacos reverte para o Fundo de Conservação Animal. 

“Neste Dia Internacional da Reciclagem temos de mostrar que até com pequenos gestos, podemos fazer a diferença para chegar a resultados mais amplos. Ao celebrarmos 25 anos de atividade fazemos um balanço muito positivo do caminho que temos desenvolvido em Portugal e do esforço coletivo que os portugueses têm feito no sentido de proteger o ambiente e apostar num futuro mais circular”, refere a CEO da SPV, Ana Isabel Trigo Morais.

Um novo membro da família
A parceria entre o Zoo e a SPV já vem de longa data e o Bosque Encantado é um dos resultados. Em 2014, o espaço foi reabilitado e a zona onde se pode fazer uma pausa foi equipada com mesas, cadeiras e casinhas de brincar, resultantes da transformação de 16 toneladas de embalagens de plástico reciclado proveniente de diversos produtos, como pacotes de batatas fritas, champôs, copos de iogurtes, sacos de compras, entre outros.

Em 2021, a SPV está a assinalar 25 anos e, por isso, as novidades não ficam por aqui. Como tributo ao tão icónico Gervásio, o chimpanzé que participou numa das campanhas televisivas de 2000 e que aprendeu a reciclar numa hora e 12 minutos, a entidade gestora de resíduos de embalagens apadrinhou um chimpanzé que ainda vai trazer mais novidades este ano.

O apadrinhamento de animais é uma ação que contribui para um projeto mundial de conservação, permite acompanhar o crescimento do animal escolhido e ajudar na manutenção do seu bem-estar.