Está a planear fazer uma roadtrip nas férias? Quer saber como fazer uma viagem de carro e, ao mesmo tempo, poupar o máximo possível o ambiente? Não perca estas dicas para uma viagem divertida, mais ecológica e económica.

Seja com amigos ou em família, se está a pensar deslocar-se de carro, nestas férias, não se esqueça do ambiente!

Poluição ambiental

Sabia que o mais recente relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que quase toda a população mundial, 99%, respira ar poluído? A OMS estima que “o transporte rodoviário é responsável por até 50% das emissões de partículas [poluentes]”.

A utilização do carro contribui, de facto, para o aumento da poluição atmosférica, mas não desanime! Há formas de reduzir este impacto e fazer umas férias mais sustentáveis.

Como reduzir o impacto ambiental de uma roadtrip

Não pode ir de transportes públicos? Mesmo com um carro a gasolina ou a gasóleo é possível adotar uma condução mais sustentável, assim como compensar emissões de carbono.  Siga estas dicas:

  • Antes de iniciar a viagem, confira que não leva bagagem desnecessária. Quanto mais pesado for o carro, mais combustível irá gastar e mais gases tóxicos serão libertados.
  • Mala ou barras no tejadilho, se não forem utilizadas, também podem não ir de férias. É que esses extras no topo do carro alteram a aerodinâmica e aumentam a necessidade de consumo.
  • Antes de partir para a roadtrip, confirme se a pressão dos pneus está ajustada. Isto porque, se a pressão estiver abaixo do recomendado, o motor irá fazer um esforço maior, gastar mais combustível e, por isso, emitir mais gases com efeito estufa para a atmosfera.
  • Com o carro arrumado e o check up feito, chega o momento de ligar o GPS ou de confirmar o caminho a seguir. Reveja bem as paragens que pretende fazer para criar o percurso mais linear e curto possível.

Na hora de se fazer à estrada há também cuidados a ter em conta:

  • Muita atenção ao pedal: velocidades mais elevadas representam perigo para quem vai na estrada, mas também aumento do consumo do carro.
  • Mantenha-se atento às rotações do motor. Quanto mais tempo estiver em rotações mais altas, maior a quantidade de combustível que utiliza.
  • Retire o pé do acelerador em descidas: assim, otimiza o consumo.
  • Utilize a caixa de velocidades para travar o motor.
  • Desligue o carro se estiver mais de 1 minuto em espera sem se mover.
  • Não se esqueça deste detalhe importante: o ar condicionado. Se utilizar percursos de estrada nacional, aproveite o ar da rua. Caso o calor aperte, ligue o ar condicionado numa temperatura média, para evitar um elevado esforço do carro.

Partilhe a sua viagem com quem mais gosta e não deixe as suas preocupações ambientais em casa. Desfrute das férias sem deixar marcas na natureza, lixo no chão ou embalagens por reciclar.