Quem não pesquisa, de vez em quando, os preços de viagens para o destino A ou B? E quem não se lembra de, por vezes, fazer uma busca por hotéis ou restaurantes para uma escapadinha à rotina? O motor de pesquisa mais usado em todo o mundo quer ajudar os utilizadores a tomarem escolhas sustentáveis e, por isso, está a preparar ferramentas para permitir filtrar opções mais ecológicas.

A Google já tinha prometido ficar mais “verde” quando há um ano decidiu dar o primeiro passo para tornar os data centers e o campus da empresa livres de energia carbónica até 2030.

Mas, mais do que ser sustentável, a Google quer ajudar todas as pessoas a adotar hábitos mais ecológicos e por isso, está a desenvolver ferramentas para que todos possam fazer melhores escolhas.

Quer viajar e saber qual o tamanho da sua pegada de carbono?

Uma das novas funcionalidades é poder ver qual o tamanho da sua pegada carbónica em determinado voo. Seja de Lisboa ao Porto ou de Portugal a qualquer capital europeia, a Google mostra-lhe qual a quantidade de emissões de CO2 produzidas para determinado destino, por pessoa.

Como saber? Muito simples: escreva “voos” no motor de busca. De seguida, clique em “voos”, uma opção que surge logo abaixo da caixa de texto. Depois, selecione o destino, as datas em que pretende ir e voltar e o número de pessoas que irão na viagem. Por fim, o mapa que lhe é apresentado revela-lhe quais as opções com menor emissão de CO2, e qual a quantidade de gases emitidos nessa deslocação por pessoa.

Google voos

Image 2 of 2

A compra ideal para si e para o planeta

E quando for preciso comprar um eletrodoméstico novo, como uma máquina de lavar loiça, por exemplo? Mais do que ver qual a marca que tem melhor relação qualidade-preço, a Google mostra-lhe também quais os equipamentos mais eficientes energeticamente ou mais sustentáveis.

Um passeio mais verde de carro, de mota ou de bicicleta

A Google quer tornar-se mais verde em todos os formatos, por isso a ferramenta Google Maps não é exceção. Agora, quando pesquisar como chegar do ponto A ao B vai poder ver qual a rota mais ecológica, aquela em que irá economizar mais combustível.

No caso de ser adepto de deslocações em duas rodas, seja scooter ou bicicleta, esta aplicação não se esqueceu de si e está a desenvolver um sistema de navegação leve, direcionada a ciclistas e motociclistas. Neste formato, os condutores vão poder ver rapidamente detalhes importantes sobre a sua rota sem a necessidade de manter a tela ligada ou entrar na navegação passo a passo.

Google maps

Image 1 of 3

À procura do hotel certo e sustentável?

Outra das funcionalidades a ser implementada é a da informação hoteleira. Quando pesquisar por hotéis vai poder saber também se estes têm preocupações ecológicas, se estão a trabalhar para preservar e poupar água, se têm ou não certificados como o EarthCheck.

Notícias mais à mão

E quando pesquisar na internet como está o mundo em termos de alterações climáticas, a Google quer ser a primeira a responder. Por isso, vai investir em informações credíveis e em fontes seguras, como as Nações Unidas, para dar notícias mais atualizadas e verdadeiras a todos os cibernautas.