Será que o nome Greendet é suficiente para saber o que esta empresa faz? Acreditamos que sim, mas damos uma ajuda: o “det” é diminutivo de detergentes. E o “green” já sabe, claro! Aqui, fabricam-se produtos de limpeza ecológicos com uma dose de empreendedorismo português.

São detergentes para a loiça e para o chão, desengordurantes, limpa-vidros, desinfetantes e sabonetes para as mãos produzidos com recurso aos princípios da economia circular. O CEO do projeto, Saúl Silva, abriu as portas à RECICLA e explica de que forma estes produtos são uma opção mais sustentável.

Com o selo Ecolabel, uma certificação ambiental oficial da União Europeia, os componentes destes detergentes são reconhecidos como sendo produtos com altos requisitos ambientais.

Desde a fórmula ao produto final, estes detergentes são criados em Coimbra e distribuídos para diversas lojas, sobretudo de venda de produtos a granel. A forma como são embalados também procura reduzir o impacto ambiental. Saúl Silva refere que alguns produtos são embalados em baldes de cartão a fim de diminuir o consumo de plástico. No sentido de combater cada vez mais a sua utilização, a empresa também adquiriu recentemente uma máquina que permite, com um saco de plástico de 12 gramas, fazer 600 litros de produto.

A Greendet aposta cada vez mais em componentes certificados para criar os seus produtos com vista a aumentar a quantidade de fragâncias disponíveis assim como para multiplicar os produtos de limpeza e higiene amigos do ambiente.