12, Janeiro 2024
Há embalagens de takeaway mais amigas do ambiente em Lisboa
Tem o hábito de comprar refeições para comer fora? Diga olá a um novo sistema que promove a reutilização de embalagens para o transporte destas refeições. Com a Repete, o takeaway passa a ter menor impacto ambiental. Saiba como aderir.
Tem o hábito de comprar refeições para comer fora? Diga olá a um novo sistema que promove a reutilização de embalagens para o transporte destas refeições. Com a Repete, o takeaway passa a ter menor impacto ambiental. Saiba como aderir.
Semelhante ao sistema que o Ecoceno criou no Porto, e que a RECICLA já aqui deu a conhecer, a Repete está a operar em alguns restaurantes de Lisboa.
O que é a Repete?
A Repete Portugal é um sistema digital de embalagens de takeaway reutilizáveis. Sob o mote “e se reutilizar embalagens for tão fácil como as descartar?”, este projeto ganhou vida pelas mãos de Francisca Bicho. O principal objetivo prende-se com a redução da quantidade de embalagens de utilização única muito utilizadas por quem recorre ao serviço de takeaway.
A Repete surge do objetivo de reduzir a quantidade de embalagens de utilização única associadas ao serviço de realizar refeições fora do restaurante. Para a fundadora do projeto esta é opção que vem revolucionar este serviço. É o “takeaway 2.0”.
Como se pode aderir a este sistema de embalagens reutilizáveis?
Já é possível, em alguns restaurantes de Lisboa, pedir uma refeição para consumir fora do estabelecimento nestas embalagens.
O sistema é simples. Depois de encomendar a sua refeição basta:
- Pedir para levar numa caixa reutilizável;
- Consumir;
- Passar a caixa por água (facultativo);
- Devolver ao restaurante;
O prazo estipulado para entrega é de 14 dias. Os utilizadores que cumprirem a data podem ainda receber um desconto numa próxima compra.
As embalagens reutilizáveis de takeaway trazem vantagens?
Segundo a fundadora do projeto, estas embalagens podem ser utilizadas até mil vezes sem perder qualidade. A sua produção garante a manutenção da temperatura no interior e possui um sistema vedante para evitar derrames.
A estas vantagens somam-se as poupanças económicas, tanto para os consumidores, que este ano passam a pagar 30 cêntimos extra por cada embalagem, como para os comerciantes, que diminuem os custos na aquisição de embalagens de uso único e que cumprem o novo regulamento que prevê a obrigatoriedade de disponibilizar alternativas reutilizáveis.
Gostou desta ideia sustentável? Saiba mais sobre o correto descarte de embalagens de takeaway e de delivery.
Mantenha-se a par das novidades do mundo da economia circular semanalmente, assine a newsletter da RECICLA.