O caminho para a eliminação de plásticos de utilização única e para a redução da produção e utilização deste material continua e o número de empresas que se propõe melhorar a utilização das suas embalagens em prol de um planeta mais sustentável está também a aumentar.

Das portuguesas às internacionais, leia aqui o que algumas marcas estão a fazer, a projetar e a testar para o futuro.

A Henkel terminou 2020 com mudanças conscientes na divisão Laundry & Home Care. A marca Vernel substituiu as suas embalagens, na gama Suprême, por garrafas de plástico PET totalmente reciclado e passou a utilizar plásticos recolhidos no oceano em 25% nas garrafas da gama Fresh Control. Com estas medidas, a empresa alemã dá um passo em frente nas metas que se propôs atingir em 2025: ter embalagens totalmente recicláveis ou reutilizáveis nesta área de negócio e conseguir reduzir em 50% a quantidade de plástico virgem em todos os seus produtos.

O grupo Sovena, detentor de marcas de azeites e óleos alimentares, está empenhado em reduzir o impacto das suas atividades, procurando uma gestão eficiente da energia, dos resíduos e subprodutos que gera. Neste sentido, aderiu ao Compromisso Económico Global para os plásticos, da fundação Ellen Macarthur, onde se compromete em reduzir e utilizar de forma mais racional este material. Os primeiros passos foram dados ainda no ano passado, ao incorporar nas garrafas plásticas de azeite Oliveira da Serra 20% de PET reciclado e ao evitar a utilização de 500 quilos de plástico por ano, na substituição por rótulos de papel das garrafas de vidro.

A água Vitalis inicia 2021 com mais um passo no caminho da sustentabilidade. A marca lança as primeiras garrafas de litro e meio totalmente recicladas. Isto significa que para produzir uma garrafa de 1,5l recorre-se à reciclagem de três garrafas de 33cl. Além de recicladas, são também totalmente recicláveis, isto é, todos os materiais passam por um processo de transformação para criar outros produtos. A juntar a esta característica, estão agora disponíveis em caixas de cartão, contribuindo para a redução do plástico que, por norma, acondiciona estas embalagens.

A Coca-Cola está a testar garrafas totalmente recicláveis, feitas de papel. O protótipo foi criado através de uma parceria entre cientistas dos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Coca-Cola em Bruxelas e a The Paper Bottle Company (Paboco). A tecnologia desenvolvida permite criar garrafas 100% recicláveis com recurso a madeira proveniente de florestas sustentáveis e com uma base biológica resistente a líquidos, oxigénio e dióxido de carbono. O protótipo da garrafa de papel consiste num invólucro de papel com uma tampa de plástico e um fino revestimento de plástico reciclável no interior. O objetivo final é construir uma garrafa que pode ser totalmente reciclada.

Adez, bebida da marca Coca-Cola

Mas, não só nos produtos de mercearia se caminha para a sustentabilidade; também na área da cosmética há novos passos a serem dados. A La Roche-Posay apresenta dois produtos da gama Lipikar mais conscientes. Os tubos de 200 ml do bálsamo AP+M passam a ser produzidos recorrendo a fibras de cartão, diminuindo em 45% a quantidade de plástico presente em cada embalagem, e os sabonetes Lipikar Surgras Pain deixam de ter qualquer elemento de plástico, passando as caixas a ser feitas de cartão reciclado.  

Estes são apenas alguns exemplos. E há muitos mais. Faça parte deste processo de mudança e separe as suas embalagens recicláveis.