Pelas funções que desempenha parece vinda do futuro, mas quem olhar para ela pode não perceber logo a sua dupla função. Numa das vias mais movimentadas da cidade de Guimarães, foi colocada uma tela publicitária que pretende não só anunciar um centro comercial, como contribuir para melhorar a qualidade do ar.

É verdade: a ideia foi implementada pelo Espaço Guimarães no âmbito de um novo projeto de responsabilidade social, ActForGood. Com o intuito de ajudar a reduzir a poluição atmosférica, esta tela possui um sistema de tratamento de dióxido de titânio, isto é, um filtro que ao receber luz solar ativa um processo designado como fotocatálise que permite desintegrar até 85% dos elementos poluentes presentes no ar.

Homologado pela Associação Ibérica de Fotocatálise, o sistema consegue filtrar gases poluentes e contribuidores para o efeito estufa, como é o caso do dióxido de nitrogénio e o dióxido de enxofre. 

Com capacidade de atuar e filtrar o ar durante três meses, esta tela publicitária vai exercer a função equivalente à de 100 árvores e purificar o ar de uma das vias mais movimentadas da cidade.

“Esta tela purificadora de ar é o mais recente projeto que promete uma melhoria na qualidade do ar respirado pelos vimaranenses. Mas a sua vida não termina aí e a tela vai ser transformada em artigos utilitários do dia a dia e amigos do ambiente”, explica a Marketing Manager do Espaço Guimarães, Joana Rocha.

Terminado o período de campanha, e com a ajuda de entidades locais, a tela irá ser reaproveitada para produzir objetos do quotidiano, de que são exemplo os sacos de compras.

Esta iniciativa junta-se a outras ações também recentemente implementadas pelo centro comercial, que procura, como afirma Joana Rocha “fazer o melhor pela comunidade […] apostando em diversas iniciativas que promovem o bem-estar geral”.