22, Outubro 2021
IBAU! A marca portuguesa de refeições vegetarianas congeladas
O que acontece quando três amigas deitam mãos à obra para cozinhar um projeto que, além de saboroso e prático, é amigo do ambiente? Diga IBAU! e fique a conhecer esta nova marca portuguesa.
O que acontece quando três amigas deitam mãos à obra para cozinhar um projeto que, além de saboroso e prático, é amigo do ambiente? Diga IBAU! e fique a conhecer esta nova marca portuguesa.
Este é um projeto filho da pandemia, digamos assim. Na verdade, é “filho” de Daniela Couto, Raquel Pedrosa e Flávia Alves, todas de Pombal e que tiveram de se reinventar. Como tinham duas paixões em comum – a cozinha e a preservação do ambiente – decidiram convertê-las num negócio.
Puseram as mãos na massa – literalmente! – e cozinharam a IBAU!.
Porquê este nome? Porque significa “sim” ou “vamos lá”, expressões que motivaram as fundadoras neste caminho. “Caminho sustentável” é, aliás, o mote desta marca focada em oferecer refeições pré-cozinhadas e ultracongeladas, de base 100% vegetal.
E o que pretendem? Mostrar, através dos sabores que combinam, que a cozinha de base vegetal é prática e simples, mas também deliciosa. Mas, mais do que cozinhar, querem marcar a diferença e, por isso, fazem questão de misturar os ingredientes que escolhem com a ideologia que as move.
Não admira, pois, que escolham produtos que respeitam os ciclos da natureza e que privilegiem ingredientes e receitas locais. Deixam a garantia de que só o mais delicioso será apresentado, com refeições completas e nutritivas, produzidas de forma segura.
Sendo uma marca de congelados, os cuidados com a eficiência energética não são deixados de parte. São, aliás, uma prioridade. A IBAU! está neste momento a mudar de instalações para poder ter uma central de energia fotovoltaica e poder produzir as refeições através de energias renováveis.
Apesar de exclusivamente vegetais, as refeições da IBAU! estão longe de ser apenas para vegetarianos. O que Daniela, Raquel e Flávia pretendem é chegar a todos os que procuram opções mais saudáveis em termos nutricionais, mas também mais conscientes para o planeta.
Por serem locais e de base vegetal, estes produtos não só proporcionam uma menor emissão de gases de efeito estufa, como ajudam a dinamizar a economia local. “Comprar alimentos locais pode contribuir para sistemas de alimentação sustentáveis, bem como para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. O comprar local significa não só uma diminuição na nossa pegada de carbono, como também desenvolver a economia local – o que beneficia a região como um todo”, sustentam.
Há mais um gesto que espelha as preocupações ambientais da marca: é que se compromete a plantar árvores nativas em Portugal nas zonas mais afetadas pelos incêndios.
Ficou de água na boca e com vontade de experimentar? Pode dizer IBAU! a arroz de lentilhas, a rissóis de cogumelos, a bifinhos de seitan, a gratinada do mar, entre outros. E há uma sobremesa e tudo.