Neste escritório, o gasto de energia é monitorizado ao segundo e consegue produzir mais energia do que aquela que é consumida

A Homegrig foi a empresa que trouxe para Portugal o conceito de casa sustentável. Agora, dá um passo em frente nesta luta ecológica e cria o nZEBoffice+, que funciona como escritório da empresa e também de sede para a Associação Passivhaus Portugal, empresa que defende um conceito de construção que seja eficiente do ponto de vista energético, mas também confortável, economicamente acessível e ecológico.

O nome do escritório — nZEBoffice+ — significa que o espaço vai ao encontro do conceito nZEB, nearly Zero Energy Building, que em português quer dizer edifícios com necessidades quase nulas de energia. Está localizado em Ílhavo, Aveiro, e foi construído segundo os princípios de construção sustentáveis. Pretende ser, acima de tudo, um protótipo para que mais espaços do género surjam em Portugal.

No escritório, inaugurado em fevereiro, é possível saber, a qualquer altura do dia, qual o consumo global de energia, a produção de energia a partir dos painéis fotovoltaicos, quanto se gasta para aquecer e arrefecer o escritório e ainda qual a temperatura e humidade interior e exterior, bem como níveis de dióxido de carbono interior. Contas feitas, nos primeiros dois meses de utilização deu-se uma poupança do consumo de energia de 75%.

A juntar a esta preocupação ambiental estão também os ganhos na saúde, uma vez que a eficiência energética passa também por bons isolamentos, a instalação de janelas de qualidade e garantir que o espaço tem uma boa ventilação. A empresa lembra que o mais recente relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias, divulgado em Dezembro de 2018, revela uma grande preocupação com a qualidade do ar no interior dos edifícios em Portugal, uma vez que as doenças respiratórias são a terceira causa de morte no país e um dos principais motivos de internamento.

A empresa chegou a Portugal em 2013 e têm já mais de 50 projetistas Passive House certificados (Certified Passive House Designers) no nosso país.