Chegou o mês de junho e com ele as festas e os arraiais que decorrem um pouco por todo o país. Já marcou encontro com amigos e familiares para uma destas noites festivas? Leve a sustentabilidade consigo. Veja algumas dicas simples e amigas do ambiente.

Sejam os pequenos arraiais organizados por pequenas associações, ou a noite de Santo António, São João ou São Pedro, os Santos Populares festejam-se na rua com amigos e muita animação. Este ano junte ainda alguns cuidados com o ambiente. Tome nota dos pequenos gestos que pode adotar:

Um transporte da cor dos manjericos

Ir para as festas é sinónimo de muita gente e de alguma confusão. Evite levar o carro. Opte por transportes públicos, ou pelas trotinetes elétricas. Em Lisboa, o passe de transporte também já é válido para usar em bicicletas elétricas, por isso já não há desculpas. Para o caso de ser imprescindível deslocar-se de carro, procure partilhar a viagem com amigos. Menos carros a circular são também menos emissões de CO2 enviados para a atmosfera.

Um brinde aos Santos e ao ambiente

Saia de casa já com um copo reutilizável. Parece descabido, mas na verdade pode tornar-se até económico. Se festejar na rua e as bebidas forem servidas em copos descartáveis, ao escolher ter o seu próprio copo está a evitar a produção de resíduos e em alguns casos pagar a taxa de utilização do copo. Para não se sentir só, desafie os seus amigos a fazer o mesmo. O planeta agradece e o seu bolso também.

Santos Populares são ainda sinónimo de petiscos típicos entre outros snacks que dão energia para seguir o ritmo da festa. E, para que nenhum resíduo cause dúvidas, a RECICLA deixa-lhe uma pequena lista do que deve e não deve deitar nos ecopontos:

  • As bandejas de esferovite onde se servem refeições devem ir para o amarelo;
  • Os copos de papel de bebidas frias devem ir para o lixo indiferenciado;
  • Deve escolher-se bebidas em latas ou garrafas de vidro? Ambas são boas opções pois têm a possibilidade de ser recicladas infinitamente, desde de que sejam colocadas no ecoponto correto. Neste caso, as latas no amarelo e as garrafas no verde;
  • Caso seja necessário utilizar uma pulseira para entrar na festa, à saída a mesma deve ir para o lixo comum.

Se fumar, guarde as beatas, o ambiente agradece

Para o caso de ser fumador, um dos melhores contributos que pode dar ao ambiente nestas festas é o cuidado de não lançar as pontas de cigarro para o chão. O impacto de deixar beatas no chão é grande, sobretudo para os rios e mares.

Para evitar que alguma beata escape, leve consigo um cinzeiro portátil, ou crie um mesmo que improvisado, para guardar as pontas de cigarro e despejá-las no caixote do lixo mais próximo.

Celebre os Santos Populares com um pezinho de dança e outro de sustentabilidade. Qualquer pequeno gesto pode fazer a diferença. Contagie amigos e familiares a fazer o mesmo, separe as suas embalagens usadas e não deixe resíduos no chão. Torne as festas dos Santos Populares mais amigas do ambiente.