Já sabe como vai entreter os mais pequenos nas horas de maior calor? E porque não colocar a leitura em dia? Deixamos-lhe 7 sugestões de livros infantis para que as crianças possam despertar para uma maior consciência ambiental e aprender mais sobre a natureza nas férias.

Sugestões para crianças dos 5 aos 8 anos

“Porquê? Perguntas e respostas – Natureza”

Ideal para quem está na fase dos porquês, este livro da Yoyo Books faz parte de uma coleção com várias respostas a porquês sobre a natureza. Uma boa fonte de informação para responder às questões mais complexas. Entre ilustrações, conta com 30 abas que dão respostas a perguntas como “porque existem nuvens?” ou “porque existem montanhas?”. Um livro que incentiva à curiosidade e transmite informações que deixam pais e crianças a saber mais sobre a natureza.

Livros infantis sobre ambiente

“Proteger o Planeta”

Lançado há exatamente um ano, este livro ajuda as crianças a entender um pouco melhor os problemas do planeta. A história passa a mensagem de que precisamos de tudo o que o planeta nos dá para viver, desde comida a roupa ou medicamentos, e, como tal, torna-se também necessário de cuidar da Terra para continuar a ter recursos.  Uma história dedicada a crianças a partir dos 6 anos que procura, com informações simples, explicar a importância de cuidar da natureza.

Livros infantis sobre ambiente

“A Garrafa Mágica”

Esta é a história de um menino chamado Abel que descobre uma garrafa no mar com um pedido de socorro. Preocupado, parte numa aventura de barco com a avó para tentar corresponder ao pedido. Ao longo da viagem, vai descobrindo diversas espécies e os problemas que estas enfrentam devido à sobrepesca, à poluição e à destruição de habitats, entendendo, deste modo, que o pedido de ajuda, afinal, vinha do mar. Assim, Abel junta-se à equipa Sailors for the Sea para levar a cabo a missão de proteger e explorar de forma sustentável os oceanos. Uma história que é também uma call to action e que mostra aos mais pequenos a importância de cuidar dos oceanos.

Livros infantis sobre ambiente

“Os peixes que fugiram da história”

Um livro para quem já sabe ler, mas também para quem ainda está a aprender. Uma história que vive de ilustrações com frases curtas e uma mensagem muito clara e simples: temos de combater a sobrepesca. “Percebi a urgência em chamar a atenção de todos para o enorme problema da pesca excessiva, até porque nos restam pouco mais de duas décadas para o reverter”, explicou a autora Maria João Freitas à RECICLA, em entrevista sobre esta obra.

Livros infantis sobre ambiente

Sugestões de livros infantojuvenis para maiores de 8 anos

“Greta e os Gigantes”

Este livro é inspirado na história de Greta Thunberg e na sua luta para salvar o planeta. Adaptada às crianças, fala-nos de uma menina (a Greta) que vive numa floresta rodeada de natureza e de animais. Num certo dia, os gigantes chegam e começam a cortar árvores, a destruir plantas e a construir cidades tão grandes como eles. É então que Greta percebe que a sua floresta precisa ser salva.

Livros infantis sobre ambiente

“Biblioteca do Conhecimento: Oceano”

E se existisse um dicionário para perceber melhor os oceanos? A pensar nas crianças curiosas, este livro compila pequenas informações simples sobre o tema. Foi há mais de três mil milhões de anos que a vida surgiu no mar. As primeiras espécies a habitar o nosso planeta viviam nos oceanos, só mais tarde chegaram os dinossauros. Nesta “Biblioteca do Conhecimento”, os mais pequenos são convidados a descer às profundezas dos mares para conhecer alguns dos seus maiores mistérios. Este livro suscita curiosidade dos jovens leitores e abre a oportunidade de os incentivar a proteger os oceanos.

Livros infantis sobre ambiente

“As Alterações Climáticas & Outras Ameaças Ambientais”

Afinal, o que são as alterações climáticas? O nosso planeta está doente, mas o que o está a pôr em risco e o que podemos fazer? Mais do que uma história motivacional para agir, este livro procura explicar um dos principais problemas que está a fustigar o planeta, propondo diversas atividades e ações que os mais pequenos podem adotar para diminuir a sua pegada carbónica.

Livros infantis sobre ambiente

Em casa ou num jardim, reúna as crianças e ponham a leitura em dia. Saber mais é divertido e inspirador.