Caminhar, correr, andar de bicicleta, praticar ioga, nadar…. Fazer desporto é não só uma atividade saudável, como também se está a tornar cada vez mais sustentável. Empenhada em reduzir o impacto ambiental e em reforçar o seu Compromisso para com a Comissão Europeia, no que toca ao consumo de energia, a Decathlon está a apostar na economia circular.

À RECICLA, a marca assume a missão de “ser útil para as pessoas e para o planeta”. Em linha com este objetivo, foi “uma das cinco primeiras subscritoras deste compromisso europeu”.

Com o intuito de reduzir o impacto ambiental dos seus produtos, a Decathlon propõe-se “tornar o desporto ainda mais acessível a todas as pessoas, reduzir a pegada carbónica, envolver e sensibilizar a comunidade sobre uma causa comum: cuidar do planeta e prolongar a vida dos produtos”.

Assim, o Projeto Economia Circular da marca ganha vida através de iniciativas que passam pela introdução de produtos produzidos de uma forma mais sustentável, pela reutilização e pelo arranjo e oportunidade de segunda vida a diversos equipamentos.

No que toca à produção, a Decathlon está a criar roupa desportiva utilizando uma abordagem de ecodesign, que recorre a algodão orgânico cultivado sem utilizar químicos, nuns casos, e a poliéster reciclado, noutros. São disso exemplo as t-shirts de corrida, as camisolas de caminhada e as calças de ioga.

Quando há bicicletas, pranchas de surf ou mesmo trampolins que já não têm utilidade em casa, podem voltar à loja e ser novamente vendidos, através do serviço Trocathlon. Segundo a marca, durante o ano de 2020, esta iniciativa permitiu a cerca de mil clientes dar uma segunda vida a este tipo de equipamentos.

No caso de estarem estragados ou danificados de alguma forma e de maneira a reduzir o desperdício e o impacto ambiental, são reparados no serviço Segunda Vida e colocados à venda com um preço de oportunidade. Só nos últimos seis meses já foram recuperados mais de 1500 produtos.

Mas, o arranjo não é apenas para quem pretende vender os seus equipamentos: o serviço pós-venda da marca acompanha e repara produtos para que estes vejam o seu tempo útil de vida prolongado. Só este ano já foram reparados mais de nove mil.

A Decathlon oferece ainda a possibilidade de experimentar algumas atividades desportivas sem ser obrigatório adquirir os recursos necessários para essa prática. “Através do serviço de aluguer, o cliente pode experimentar, para já, dez desportos sem que tenha de comprar o material no fim da sua utilização”, refere a marca.

À RECICLA, a Decathlon manifesta a noção de que “existe um longo trilho a percorrer” para levar a bom porto o seu propósito: “O nosso compromisso é tornar todos os nossos produtos ecodesenhados, tornar os nossos serviços mais sustentáveis e ajudar na mobilização de todos: clientes, equipas e vizinhos para um cuidado diário com o planeta. A adesão a todos os serviços tem sido ótima, o que nos motiva e dá força a este projeto”.