Tem ou está a pensar em colocar uma piscina em casa? Sabe como tirar o máximo proveito da sua piscina sem prejudicar o ambiente? Siga estas ideias sustentáveis para aproveitar o melhor do verão ao mesmo tempo que reduz a sua pegada carbónica.

Vai ter uma nova piscina no jardim? Siga estas dicas pelo ambiente:

Para quem vai colocar uma nova piscina em casa, o primeiro passo a ter em conta é a sua localização. Saiba que a existência de plantas ou de uma árvore perto de uma piscina ajuda a reduzir a evaporação da água. Por isso, se possível, considere colocá-la num espaço onde exista, no mínimo, uma árvore e, eventualmente, algumas plantas rasteiras .

O segundo passo é a escolha das luzes. Se a sua piscina tiver luzes interiores, opte por lâmpadas LED em vez de lâmpadas tradicionais. As lâmpadas LED consomem menos energia e têm uma vida útil mais longa, o que reduz a necessidade de substituí-las com frequência.

A mesma piscina, uma utilização mais sustentável

Quando pensamos no impacto que uma piscina pode ter, à memória vem, de imediato, o gasto ou o desperdício de água.

Para repor os níveis de água de maneira mais amiga do ambiente pode criar um sistema de armazenamento da água da chuva , por exemplo, através de uma cisterna ou de um tanque. Desta forma, ao guardar a água que cai reduz a quantidade de água potável necessária para encher a piscina.

Outra forma de poupar mais água e evitar ter de despejar a piscina para a limpar passa por colocar uma capa protetora. Esta medida é uma das formas mais eficazes de economizar água e energia. A cobertura ajuda não só a reduzir a evaporação, como também evita o aumento de sujidade da água.

A juntar a estes fatores a capa protetora também ajuda a manter a temperatura da água mais quente.

Como tratar da água da piscina

O tratamento da água é uma etapa importante para tornar a piscina mais amiga do ambiente.

Para começar, considere métodos de tratamento da água que reduzam o uso de produtos químicos. Existem sistemas mais naturais, como a ionização de cobre e prata, ou musgo natural que podem ajudar a manter a água limpa. 

Também o sistema de recirculação hídrica deve ser eficiente. Certifique-se de que não há nenhuma fissura ou derrame de água e que o filtro está limpo. Se possível, opte ainda por uma bomba energeticamente eficiente, para ajudar a diminuir o consumo de energia.

Nos meses em que não utiliza a piscina faça aspirações regulares e mantenha-a coberta para evitar esvaziá-la e limpá-la todos os anos.

A água é um recurso escasso e é essencial preservá-la. Veja aqui outras formas de poupar água no dia a dia. Assine a newsletter da RECICLA para continuar a acompanhar dicas e novidades mais ecológicas.