Cada vez mais, as marcas de roupa estão a apostar em coleções sustentáveis e peças com uma menor pegada ecológica. A Tommy Hilfiger não é exceção e apresenta a coleção EMF Jeans Redesign, produzida com princípios de design circular em parceria com a Fundação Ellen MacArthur.

Criada em 2010 com o objetivo de acelerar a transição para a economia circular e a construção de uma economia regenerativa, a fundação trabalha com universidades, empresas e governos rumo a um futuro mais verde. E foi com inspiração no projeto Jeans Redesign da instituição que a marca holandesa fez chegar às lojas um novo conjunto de sete peças de vestuário.

“Temos a responsabilidade de conduzir a transição para uma economia circular e estamos orgulhosos de trabalhar em conjunto com a Fundação Ellen MacArthur para o conseguir”, afirma o CEO da Tommy Hilfiger Global, Martijn Hagman.

São cinco pares de calças de ganga e dois casacos do mesmo material, todos eles criados tendo em vista a durabilidade e a reciclabilidade, assim como a saúde do material e a sua rastreabilidade.

O que diferencia estas peças das restantes são algumas características como a utilização de tecido totalmente orgânico, a remoção dos remendos de pele, a utilização de botões destacáveis, a substituição dos rebites metálicos por aderências de barra e a remoção de todos os fechos-éclair de metal.

Mas não é só a forma como as calças e os casacos são feitos que preocupa a marca holandesa. A fim de aumentar a durabilidade dos produtos, cada peça traz instruções de lavagem, de cuidados e conselhos sobre como reparar, doar ou reciclar.

“Este é apenas um passo no nosso caminho para a criação de produtos totalmente circulares”, comenta o CEO da marca. E a prova disso é que a Tommy Hilfiger lançou recentemente um modelo de negócio circular, o Tommy for Life, em que se recolhem artigos dos clientes para limpeza, reparação e revenda, com o objetivo de lhes prolongar o tempo de utilização.

Martijn Hagman garante ainda que a sustentabilidade se tornou “uma força impulsionadora da marca e do negócio”, por isso, a Tommy Hilfiger está também comprometida em produzir peças de ganga recorrendo a menores quantidades de água e energia nos acabamentos, assim como a utilizar algodão totalmente reciclado, com a ambição de se tornar a primeira marca a fazê-lo em escala.