Quer coma bacalhau ou polvo, peru ou outro tipo de carne assada, à mesa de Natal geralmente não faltam as receitas familiares e tradicionais. A estas juntam-se as iguarias doces, como os sonhos ou os coscorões. Mas então e as sobras? Não deixe que o desperdício alimentar seja o rei das suas festas e deixe-se inspirar por estas receitas contra sobras.

Bacalhau com todos e todos com o bacalhau

Para si, Natal não é a mesma coisa sem bacalhau à mesa? A roupa velha é já também um prato típico do Natal, criado exatamente para ajudar a reutilizar as sobras e incorporá-las numa nova receita.

Quer uma nova forma de reaproveitar as sobras da consoada? Porque não pataniscas? Podem ser de polvo ou de bacalhau e para apurar a receita até a água da cozedura deve ser utilizada.

Para as pataniscas de bacalhau comece por retirar a pele, as espinhas e lascar. De seguida numa tigela junte, para quatro postas de bacalhau, seis ovos, 16 colheres de sopa de farinha, uma cebola picada, três colheres de sopa de salsa, duas chávenas de água de cozer o bacalhau ou, caso não tenha reservado a água, leite. Junte o bacalhau e misture até ficar um pouco líquido. Acrescente sal. O próximo passo é, aquecer azeite numa frigideira e fritar as massa às colheradas, pressionando-a com um garfo de modo a que fiquem bolas espalmadas.

No final pode acompanhar com os legumes ou as batatas que sobraram.

Nas mesas em que o polvo é o rei da festa

Seja team bacalhau ou team polvo, na RECICLA não faltam ideias de receitas para reaproveitar o que não foi consumido. Se a sua noite de consoada não dispensa polvo na mesa e no dia seguinte as sobras ficam de lado, damos-lhe uma boa razão para as levar de novo à mesa: faça uma salada de polvo.

Corte o polvo em pedaços pequeninos, resgate a salsa que utilizou para enfeitar os pratos do dia anterior e pique a couve. Junte-os e acrescente meio pimento assado também cortado aos pedaços. Envolva tudo num pequeno fio de azeite, coloque numa taça e leve à mesa.

Do prato de peixe ao prato de carne não há desculpas nem desperdícios

Se na noite de consoada o prato é peixe, no dia de Natal a tradição pede um prato de carne, como o peru. Mas seja ele maior ou mais pequeno, recheado ou simples e servido com castanha ou batata, há que pensar no que fazer às sobras.

Quer cozinhe peru ou outro tipo de carne, para a reaproveitar pode sempre experimentar fazer um gratinado. Comece por desfiar o peru ou a carne que sobrou. Exclua ossos, gorduras excessivas e peles mais secas; corte as batatas e as verduras em cubos pequenos e coloque-as num pirex. Numa panela crie um refogado de cebola picada e rodelas finas de alho francês. Quando este estiver mole, acrescente vinho branco a gosto e adicione 300 mililitros de natas. Se sobrou recheio, agora é hora de o juntar à receita. Deixe ferver e junte-o ao peru, às batatas e verduras e leve ao forno a 170º por meia hora.

Para que os doces no dia seguinte não sejam sinónimo de desperdício

Doces e frutos secos, há sempre que sobre, mas para que não se desperdicem é preciso colocar a imaginação à prova.

O que sobra da tigela da mousse de chocolate pode dividir-se em taças individuais e enfeitá-las com nozes ou pinhões. A salada de fruta pode ser o pequeno almoço do dia seguinte, servido com iogurte e frutos secos.

Já o Bolo Rei pode dar origem a pequenos queques, mais fáceis de transportar e com um novo aspeto mais apetecível. Pré-aqueça o forno a 180 º e deixe-o aquecer enquanto coloca pedaços de bolo rei na liquidificadora durante alguns segundos até obter uma mistura areada. À parte, bata manteiga com açúcar amarelo até que fiquem misturados. Junte os ovos e bata até a mistura ficar homogénea. De seguida junte um iogurte natural e sem parar de bater junte aos poucos o bolo rei, a farinha, o fermento e o bicarbonato. Quanto os elementos estiverem todos bem misturados, pode adicionar nozes a gosto e envolver com uma espátula. Por fim coloque em formas de queque e leve ao forno até ficarem dourados.

Para esta receita vai precisar de:

  • 300g de bolo rei,
  • 75g de manteiga,
  • 80g de açúcar amarelo,
  • três ovos,
  • um iogurte natural,
  • 100g de farinha de trigo integral
  • Uma chávena e meia de fermento em pó
  • Meia chávena de bicarbonato de sódio