Existem vários sistemas de recolha de resíduos urbanos, sejam eles embalagens para reciclagem, ou o lixo comum. A forma mais comum de recolha destes resíduos é através de camiões. No entanto, em Lisboa, na freguesia do Parque das Nações, o sistema implantado é diferente e atualmente é o maior do mundo. Descubra aqui como funciona.

Que sistema de recolha é este?

Trata-se de um sistema de recolha de resíduos, de embalagens e lixo comum que não recorre a camiões a circular pelas ruas, mas sim a condutas de ar. Um verdadeiro aspirador de resíduos.

A recolha pneumática de resíduos é um sistema de transporte que utiliza tubos subterrâneos através dos quais os resíduos são conduzidos por uma corrente de ar até uma central de recolha.

Os habitantes ou trabalhadores das lojas e serviços desta zona da cidade depositam os seus sacos em comportas específicas e de acordo com o tipo de resíduos que pretendem descartar.

Há comportas no interior dos edifícios, mas também no exterior. Depois de depositar os resíduos nos locais indicados, estes seguem pela tubagem até às estações criadas, onde são diretamente depositados em contentores específicos.

O transporte dos resíduos desde as casas ou escritórios até estes espaços próprios acontece graças a uma corrente de ar que os faz circular a cerca de 70 quilómetros por hora.

Porque é o maior do mundo?

Está em funcionamento há 25 anos e atualmente abrange 40 mil habitações, o que corresponde a cerca de 120 mil habitantes. A estes números juntam-se ainda as empresas e lojas que se encontram nesta freguesia de Lisboa. 

O sistema de recolha é composto por uma rede de 20 quilómetros de tubagens subterrâneas horizontais, tubos verticais nos prédios e cerca de 1465 válvulas de descarga.

Há vários sistemas semelhantes a funcionar noutros países europeus, mas o do Parque das Nações é o maior até agora construído e em funcionamento.

Quais as vantagens ambientais deste sistema de recolha?

Por ano, este sistema de recolha de resíduos permite:

·        Poupar 8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2);

·        Eliminar 357 toneladas de óxidos de azoto (NOx);

·        Eliminar 1.337,5 toneladas de monóxido de carbono (CO).

A juntar a estes valores, com o sistema pneumático em funcionamento foi possível reduzir o tráfego de camiões de recolha de resíduos a circular.

Todos os dias, o mundo da reciclagem traz até nós novidades e curiosidades incríveis. Acompanhe a RECICLA assine a newsletter semanal para se manter a par.