O Pacto Português para os Plásticos é um projeto que pretende resolver os problemas associados à poluição por plástico tem vindo a desenvolver diversas ações e progressos desde a sua fundação em 2020. Com cinco metas ambiciosas para 2025, todos os membros que assinaram este Pacto continuam a criar e desenvolver objetivos rumo a uma economia mais circular. Conheça aqui o que tem vindo a ser feito. 

Quais as metas estabelecidas pelo Pacto Português para os Plásticos?

  • Meta 1: “Eliminar os Plásticos de uso único considerados problemáticos e/ou desnecessários”;
  • Meta 2: “100% das Embalagens de Plástico serem Reutilizáveis, Recicláveis ou Compostáveis em 2025”;
  • Meta 3: “70%, ou mais, das embalagens plásticas serem efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem”;
  • Meta 4: “incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico”;
  • Meta 5: “Promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores para a utilização circular dos plásticos”.

O que já foi alcançado?

Menos plástico de uso único

Para a meta 1, que pretende retirar de circulação produtos de plástico de uso único, o balanço é positivo. Desde 2020, já foram reduzidas 61 toneladas de itens colocados à venda, deixando o país a apenas 3 pontos percentuais do objetivo dos zero por cento em 2025. Os diversos membros que assinaram este Pacto já reduziram, por exemplo, em 92 %, face ao ano anterior, as embalagens em PVC e ainda outras como copos de plástico EPS e XPS (vulgarmente conhecido por esferovite).

Pacto Português para Plásticos
Toda a informação sobre o Pacto Português para os Plásticos disponível aqui.

Mais embalagens recicláveis

De forma a tornar as embalagens mais circulares, as empresas membro do PPP têm também vindo a melhorar os designs para melhor responder aos desafios atuais e estabelecidos pela meta 2. O valor das embalagens recicláveis cresceu 10% em dois anos, “um bom desempenho relativamente a esta meta”, comenta a coordenadora do Pacto Português para os Plásticos, Patrícia Carvalho. Já as quantidade de embalagens reutilizáveis subiu um ponto percentual, de 6 para 7%.

Pacto Português para Plásticos
Toda a informação sobre o Pacto Português para os Plásticos disponível aqui.

Reciclagem de embalagens

Sobre a meta 3, que pretende a reciclagem efetiva das embalagens, ainda não estão disponíveis novos dados. No entanto, Patrícia Carvalho acredita que: “em 2021 e 2022 iremos ter melhores [dados] quantitativos, devido ao investimento que várias entidades se encontram a realizar em campanhas de comunicação e sensibilização nesta temática e às adaptações, mudanças e melhorias que o setor tem vindo a sofrer, no sentido de otimizar a gestão de resíduos, nomeadamente de embalagens de plástico”.

Pacto Português para Plásticos
Toda a informação sobre o Pacto Português para os Plásticos disponível aqui.

Plástico Reciclado

No que toca à incorporação de pelo menos 30% de plástico reciclado em novas embalagens, proposto na meta 4, os dados cresceram um ponto percentual entre 2019 e 2020. No entanto e até ao momento, a incorporação de material reciclado mantém-se nos 11%.

Segundo a coordenadora do Pacto Português para os Plásticos “esta meta encontra-se bastante dependente das condições de mercado, sendo que se tem verificado um esforço crescente por parte das empresas para incorporar cada vez mais plástico reciclado nas suas embalagens”.

Pacto Português para Plásticos
Toda a informação sobre o Pacto Português para os Plásticos disponível aqui.

Projetos de educação e sensibilização ambiental

A meta 5 não é quantitativa, mas conta com cada vez mais as atividades de sensibilização para a adoção de boas práticas de reciclagem e de desenvolvimento da economia circular.  Entre os mais de 100 membros do PPP são inúmeras as iniciativas que promovem a reciclagem.

O Prémio Junta-te ao Gervásio, desenvolvido pela Sociedade Ponto Verde é apenas um exemplo, que motiva outros a crescer, como o Torre Plstik.

Pode também contribuir para mais rapidamente alcançar estas metas. Separe o plástico, descarte corretamente as suas embalagens e adote hábitos mais amigos do ambiente. Assine a Newsletter da RECICLA para receber mais novidades sobre este e outros temas de economia circular.