17, Julho 2019
O que fazer aos brinquedos de praia que já não usa?
Baldes, pás, ancinhos. Uma ida à praia com crianças pode ser sinónimo
de ir carregado com um peso extra em brinquedos. Mas, e quando os do ano
anterior já não servem ou quando as crianças crescem e deixam de brincar na
areia? O que fazer com esse material? Nós ajudamos
Baldes, pás, ancinhos. Uma ida à praia com crianças pode ser sinónimo de ir carregado com um peso extra em brinquedos. Mas, e quando os do ano anterior já não servem ou quando as crianças crescem e deixam de brincar na areia? O que fazer com esse material? Nós ajudamos
A partir do momento em que há filhos, uma ida à praia deixa de ser algo que se faz de impulso. Há que pensar em tudo o que é preciso levar e, além de lanches, protetor, chapéu e fato de banho, é possível que tenha de carregar também com um saco de brinquedos que também vão mudando à medida que a criança vai crescendo. Baldes, pás, boias, bolas, ancinhos. Há de tudo e a variedade é cada vez maior.
Quando falamos de brinquedos insufláveis, como boias, braçadeiras ou barcos, é importante perceber que devido aos múltiplos materiais com que são feitos, dificilmente serão reciclados. Como tal, o seu uso deve ser responsável e não é por ter um furo que tem que ser arrumado ou descartado. Muitos deles podem ser remendados. Ainda assim, se já não lhe forem úteis, nada como dar a alguém que os aproveite.
Quanto àqueles rolos usados em piscina com a função de o ajudar a manter à superfície, podem ter múltiplos usos. No Pinterest, é possível vê-los a ganhar forma na decoração de quartos de criança ou também transformados em novos brinquedos.
Os baldes e as pás e todo o material do mesmo género acabam também por não entrar no ciclo da reciclagem dos ecopontos, onde apenas se colocam embalagens usadas. Como tal, a sua compra deve ser bastante pensada e, sempre que deixar de ter uso, nada como oferecer, depositar em ecopontos de recolha de brinquedos existentes em alguns concelhos, entregar num ecocentro próximo, ou vender. Há sempre alguém à procura.
Além disso, tem sempre a hipótese de criar brinquedos com o que tem em casa. Copos de iogurte são facilmente ser transformados em moldes para construir castelos de areia.
Lembramos que este tipo de produtos e brinquedos, apesar de serem na sua maioria de plástico, não devem ser colocados no ecoponto amarelo. Se a reutilização não for possível, se estiverem partidos ou estragados, então o seu destino é entregar num ecocentro ou colocar no contentor do lixo indiferenciado.