Já não há mais exames, o ano letivo acabou e agora sobrou uma pilha de livros. Desocupe o seu lugar para entrarem os próximos. Como? Há várias soluções: vender, doar, trocar, reciclar

Todos os anos, por esta altura, para quem tem filhos em idade escolar, a rotina repete-se. Dar uma volta ao material escolar, livros e cadernos, ver o que se pode aproveitar, guardar o que for para guardar e libertar-se do que não presta. O objetivo é arranjar espaço para preparar mais um regresso às aulas. A maioria do material escolar, como marcadores, canetas e esferográficas, lápis e borrachas, não sendo embalagens, não deve ser colocada no ecoponto, mas sim no lixo indiferenciado. Já os manuais e cadernos, se não tiverem capas plastificadas, têm um destino: o ecoponto azul. No entanto, só deve deitar fora os livros que estiverem muito estragados ou desatualizados (consulte, neste site, o ISBN, sigla de International Standard Book Number, dos manuais adotados para o próximo ano letivo: se o número não corresponder, embora o livro seja aparentemente igual, é porque os conteúdos foram alterados). Todos os outros podem ter uma segunda ou mais vidas, numa perspetiva de economia circular, que tem como finalidade prolongar ao máximo o ciclo de vida dos recursos antes de irem para reciclagem.

Nos últimos anos, têm surgido vários movimentos de apoio e incentivo à reutilização de manuais escolares. Muitas das escolas, municípios e outras entidades criaram os seus próprios sistemas ou bancos de livros, através dos quais as famílias podem doar os que já não querem, trocar por outros, ou, simplesmente, vender e comprar. Com isto, a poupança chega a ser de centenas de euros na carteira de cada família e de, todos os anos, toneladas de resíduos no ambiente.

A este “movimento”, a internet veio dar uma grande ajuda. Conheça 5 das soluções online que estão à distância de um clique.

BOOK IN LOOP
Plataforma online muito dinâmica e inovadora onde é possível vender os manuais escolares e receber até 25% sobre o preço de capa. Aqui também pode reservar e adquirir livros usados a mais de metade do preço de venda ao público ou trocar os seus vouchers MEGA por manuais gratuitos. Os livros para venda podem ser entregues nas lojas Continente e Note, com as quais esta startup tem parceria. A Book in Loop também possui uma aplicação para iOS e Android.

MANUAIS USADOS
Mais uma plataforma onde pode vender, e comprar, se o desejar, livros escolares. A Manuais Usados inclui também livros universitários e de Literatura. O utilizador, uma vez autenticado, poderá adicionar/procurar livros, bem como usar o sistema de comunicação do site para combinar o negócio com o comprador/vendedor, pois a relação entre os dois é direta. Todo o processo é da inteira responsabilidade destes dois intervenientes.

MEGA — MANUAIS ESCOLARES GRATUITOS
Esta é a plataforma criada pelo Ministério da Educação para facilitar às famílias a aquisição de manuais escolares novos ou usados de forma gratuita. Entre julho e agosto são distribuídos vouchers que permitem o levantamento dos manuais nas livrarias aderentes (no caso dos novos) ou nas escolas (se forem usados). A distribuição dos manuais reutilizados é feita aleatoriamente pela MEGA. O Ministério garante que a taxa média de reutilização ultrapassa os 50%, havendo muitas escolas que registaram taxas superiores a 80%.

OLX
Este site de anúncios classificados tem dado um grande impulso à compra e venda de livros escolares usados de maneira rápida e fácil. Os anúncios são gratuitos e a taxa de resposta é elevada. Todo o processo de compra e venda é da inteira responsabilidade do vendedor e comprador que podem combinar o envio dos livros pelo correio ou optar pela entrega em mão, caso sejam da mesma zona do país.

SÍTIO DA TROCA
Vender ou comprar manuais escolares usados também é possível através deste site. Os livros são identificados pela plataforma apenas através do seu ISBN e após o preenchimento de um questionário é sugerido um valor que pode ser alterado desde que para um montante inferior. Uma vez encontrado um comprador, a quantia paga por este fica na posse do Sítio da Troca, que funciona como uma espécie de intermediário, para ser entregue ao vendedor após a confirmação da receção do livro, que é feita online. Ao preço estipulado acresce uma taxa administrativa de 2 euros.