13, Fevereiro 2019
Óculos de sol ecológicos
Chamam-se Skog e
nasceram para ser obras de arte, de madeira ou bambu, a preços acessíveis
Chamam-se Skog e nasceram para ser obras de arte, de madeira ou bambu, a preços acessíveis
Foi a tentar responder ao problema do preço elevado dos óculos de sol de boa qualidade que, em 2014, três amigos – Nuno Pinto, Afonso Caldeira e Hugo Janes – começaram a trabalhar neste projeto. E depressa perceberam que existiam duas razões de peso para os elevados preços deste produto: em primeiro lugar, uma única empresa detém aproximadamente 75% do mercado a nível mundial; em segundo lugar, a distribuição é quase exclusivamente física e não via online, o que acaba por encarecer os produtos.

Como obras de arte
“Entendemos que existe uma oportunidade para explorar tanto no lado da produção como no lado da distribuição, e lançámos os nossos óculos com lentes polarizadas de elevada qualidade e feitos de madeira ou bambu, com preços entre 50 e 70 euros. Não conhecemos mais nada no mercado com esta relação qualidade/preço”, explica Hugo Janes.
Chamaram-lhes Skog (que significa floresta, em sueco) e tiveram em atenção o facto de os óculos de sol serem “a peça que ocupa o real estate mais relevante de cada pessoa: a sua cara. Nesse sentido, é um desafio muito interessante pensar como se pode abordar esta peça de forma inovadora, seja nos formatos, materiais, cor e qualidade das lentes e parcerias com artistas/designers”, continua Hugo. “Tentámos trabalhar nas principais características relevantes, o cuidado com a escolha dos materiais, o preço acessível, o design apelativo, e o resultado foi uma marca que representa sustentabilidade e singularidade e que olha para os óculos de sol como obras de arte.”
Os Skog são um reflexo da preocupação ecológica dos seus mentores e do facto de acreditarem que os processos de fabrico, de design e de venda têm de caminhar para uma redução drástica da pegada de carbono.
“Ao criarmos a Skog, esteve presente, desde o primeiro momento, um trabalho muito cuidadoso na escolha dos materiais. A madeira e o bambu surgiram como as opções mais viáveis, depois de estudarmos como poderíamos perseguir uma personalidade ecológica para a marca sem que o material comprometesse a qualidade dos próprios óculos.”
Em 2015, os amigos foram apresentar o seu projeto ao programa Shark Tank, transmitido pela SIC, que “convenceu” Tim Vieira. Os Skog entraram numa nova dimensão.
Entretanto, para além da sua coleção de óculos de madeira para homem e mulher, a marca disponibiliza também uma outra feita a partir de acetato à base de algodão.
Saber mais em: skogeyewear.com