5 de junho é Dia Mundial do Ambiente. Sabia que este dia é assinalado há quase 50 anos? Todos os anos esta data é assinalada com uma temática específica e é escolhido um país anfitrião para as celebrações oficiais. Descubra quatro curiosidades sobre o Dia do Ambiente.

O Dia do Ambiente tem quase 50 anos…

Já lá vão 49 anos desde que a data foi assinalada pela primeira vez. Este dia começou a ser celebrado em 1972, a propósito da primeira Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), para falar sobre o ambiente. Esta reunião, conhecida como Conferência de Estocolmo, teve como principal objetivo sensibilizar os países e a população em geral para a forma como agimos e tratamos do planeta, assim como, criar e orientar políticas ambientais globais.

Há um tema todos os anos

Para assinalar a data por todo o mundo, a ONU lança, todos os anos, um tema sobre uma preocupação ambiental, de forma a serem desenvolvidas ações e atividades sobre as mais diversas problemáticas. É também escolhido um país anfitrião. Este ano, é a vez do Paquistão dar voz ao tema da restauração dos ecossistemas.

Remover até 26 giga-toneladas de gases de efeito estufa

A ONU procura restaurar, até 2030, 350 milhões de hectares de ecossistemas, quer em terra, quer no mar. Estima-se que esta medida possa vir a remover entre 13 a 26 giga-toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera.

Outra previsão indica que os benefícios económicos destas ações excedam nove vezes o custo do investimento, enquanto a não ação pode custar três vezes mais do que o valor investido.

Todos podemos ajudar o ambiente

Restaurar ecossistemas significa ajudar na recuperação de ambientes degradados ou destruídos e conservar aqueles que ainda se encontram intactos. Há pequenos gestos que estão ao nosso alcance, por isso, deixamos algumas sugestões para que possa contribuir para a regeneração de ecossistemas:

  • Plante uma árvore. Pode ser em casa, no jardim, ou numa ação de reflorestação;
  • Contribua para tornar a sua cidade mais verde. Utilize transportes públicos, ajude a pôr em ação políticas mais sustentáveis;  
  • Respeite a vegetação, os espaços verdes, os lagos, rios e mares. Não atire lixo para o chão e separe sempre as suas embalagens;
  • Faça uma alteração aos seus hábitos alimentares. Introduzindo mais frutas e legumes locais e da época e diminua na quantidade de carne e peixe.
  • Participe em limpezas de rios, mares, praias ou florestas.
  • Coloque sempre as suas embalagens usadas nos ecopontos.

Há muitas boas ações para ajudar o planeta. Já sabe o que vai fazer? Olhe que o dia do Ambiente é já amanhã!