Sem ideias para o Dia da Mãe? Porque não uma sessão de cinema em casa? Prepare a sala e as pipocas e deixe os filmes connosco! Propomos-lhe várias opções para miúdos e graúdos sempre com o foco no ambiente, claro.

Seaspiracy: Pesca Insustentável
O recentemente estreado documentário sobre pesca insustentável, “Seaspiracy”, é uma sugestão para um olhar mais aprofundado sobre a indústria pesqueira global. O documentário aborda temas que vão do plástico e equipamento aos tipos de pesca e à caça ilegal de determinadas espécies. Ali Tabrizi, o cineasta apaixonado pelo mar e vida marinha, tinha como propósito inicial registar a devastação causada pela poluição nos oceanos, mas as filmagens acabaram por ganhar novo objetivo: expor um outro perigo que coloca a vida marinha em risco – a pesca insustentável.

O Nosso Planeta
Mais do que um documentário sobre a evolução da vida na Terra, “O Nosso Planeta” é uma série que apresenta um conjunto de episódios relatados pelo naturalista David Attenborough, que, ao longo dos seus 90 anos, explorou todos os continentes e documentou a vida em todo o seu esplendor. Produzido em parceria com a organização ambiental global WWF, este documentário transmite uma mensagem de alerta e, simultaneamente, de esperança para as gerações futuras, propondo uma reflexão sobre os desafios que o planeta enfrenta.

Lorax
Para os mais novos ou apaixonados por desenhos animados, “Lorax” é uma aventura engraçada. O filme conta a história de um rapaz que vive num mundo onde tudo é feito de metal e plástico e que, para agradar à rapariga de quem gosta, se aventura por uma terra desconhecida cheia de cor, natureza e árvores, com o intuito de lhe levar uma árvore para lhe oferecer. É lá que conhece Lorax, o guardião da floresta que procura passar a mensagem de que a natureza deve ser respeitada e de que o abate de árvores coloca em risco a vida dos animais que habitam na floresta.

Rio
Também colorido e cheio de aventura é o “Rio”, o filme sobre a arara Blu, que foi capturada por contrabandistas de animais quando tinha acabado de nascer. A história procura alertar para a problemática do contrabando e tráfico de animais, um crime ambiental que tem contribuído para a extinção de muitas espécies. Blu vive domesticado nos Estados Unidos com a sua dona, Linda. Ambos acreditam que ele é a última arara da espécie, mas descobrem que existe no Rio de Janeiro a fêmea Jewel. É então que partem para o Brasil, onde as aves iniciam uma aventura rumo à liberdade.