A Academia Ponto Verde está de regresso às escolas para mais um ano letivo cheio de energia sustentável. O roadshow “Reciclar é na boa!” vai percorrer o país de norte a sul – e até às ilhas – para falar sobre reciclagem de embalagens de forma descontraída, próxima e interativa. Para os professores, a boa notícia é que as inscrições já estão abertas e é muito fácil garantir lugar nesta iniciativa.

Mas afinal… o que acontece às embalagens depois de irem para o ecoponto? Será que tudo o que consumimos pode ser reciclado? E como podemos ter a certeza de que estamos a separar bem os resíduos? É para responder a estas e muitas outras questões que a Academia Ponto Verde organiza as suas sessões formativas. O objetivo é claro: esclarecer dúvidas, partilhar boas práticas e, acima de tudo, ajudar crianças e jovens a tornarem-se consumidores mais conscientes.

Este ano, a Sociedade Ponto Verde quer chegar a 21 mil estudantes do 2.º e 3.º ciclos, entre setembro e junho de 2026. Estamos a falar de um crescimento de 30% em relação à edição anterior. Um número ambicioso, mas que mostra a vontade de transformar os mais jovens em verdadeiros agentes de mudança. Afinal, reciclar não é só um gesto individual: é um hábito com impacto coletivo que ajuda a proteger o planeta.

Criado em 2019, o projeto “Reciclar é na boa!” reforça a importância da educação ambiental nas escolas e ganha ainda mais relevância com as metas europeias em cima da mesa. Até ao final de 2025, Portugal precisa de garantir a recolha seletiva de 65% de todas as embalagens colocadas no mercado.

Para apoiar os professores neste desafio, a Academia disponibiliza ainda materiais pedagógicos no seu site, fáceis de integrar em aulas e atividades. Porque aprender sobre reciclagem pode – e deve – ser simples, útil e até divertido.
Visite, www.academiapontoverde.pt