FSC. Certamente já encontrou estas três letras, acompanhas do símbolo de uma árvore, em muitos dos produtos e embalagens que usa no dia a dia. Mas, sabe o que significam? Damos uma pista: têm a ver com a sustentabilidade das florestas.

O que quer dizer FSC?

Estas três letras são a sigla de Forest Stewardship Council, entidade que, numa tradução um pouco livre do inglês para o português, pode ser equiparada a conselho de defesa da floresta. Porque é mesmo disso que se trata: de promover a gestão responsável das florestas mundiais.

O que esta organização internacional faz é acompanhar todas as etapas da cadeia de fornecimento das matérias-primas originadas na floresta. Estamos a falar da fibra de celulose, que é o material extraído das árvores e a partir do qual é produzido o papel e todos os produtos da sua família.

O que é que o símbolo FSC tem a ver com as embalagens?

Muito! Afinal, a celulose está presente em boa parte das embalagens que usamos no quotidiano. E para muitas dessas embalagens existirem é exigido este símbolo.

Esta iconografia significa que as embalagens são certificadas pelo FSC e que, por isso mesmo, se conhece todo o percurso das matérias-primas usadas na sua composição: nomeadamente de onde são provenientes, mas também a quantidade de água usada no seu fabrico.

Quando tiver na mão uma embalagem com este selo, já sabe que os recursos naturais usados na sua produção foram respeitados e que aos trabalhadores envolvidos foram proporcionadas condições sociais dignas e justas.

O selo FSC é, pois, sinónimo de uma gestão florestal que adota práticas socialmente vantajosas, sustentáveis e economicamente viáveis.  Daí que a mensagem principal seja “Florestas para todos, para sempre”.

Comprar produtos com este selo, na prática, é contribuir para o combate à desflorestação, à degradação ambiental e à exclusão social.

E em que produtos se encontra?

  • Folhas de papel, jornais, folhetos, livros e rótulos;
  • Rolhas de cortiça;
  • Embalagens de cartão;
  • Embalagens de celulose moldada, de que o exemplo mais comum são as caixas de ovos;
  • Nas embalagens cartonadas, para alimentos líquidos, como as de leite, sumos e similares;
  • Em peças feitas de madeira, como mobiliário;

Agora quando for às compras vai passar a reparar nesta iconografia!

Afinal, é um selo pequeno, mas com um poder imenso!