Para aqueles que se preocupam com o impacto da lavagem da sua roupa, sabendo que as fibras podem estar a libertar microplásticos que seguem para o ciclo de água depois da lavagem, a Skizo tem uma solução.

Um saco branco, produzido a partir do desperdício de redes de pesca e plástico recolhido das praias portuguesas, promete impedir a libertação de microplásticos durante as lavagens de máquina.

“Estima-se que 35% dos microplásticos libertados para o oceano são provenientes do desgaste de têxteis sintéticos, durante as lavagens”. A estatística é dada pelo CEO e cofundador da startup, André Facote. Este foi também o mote que conduziu à criação deste saco.

Depois de libertados durante as lavagens, estes microplásticos podem chegar aos rios e mares, à boca de diversas espécies marinhas que são posteriormente consumidas por nós. André Facote garante que o saco “é um primeiro passo para ajudar a resolver este problema ambiental”.

De rede de pesca a pescador de microplásticos

Mais do que pescador de micro resíduos, o saco é  resultado da economia circular. Feito a partir de redes de pesca descartadas e plásticos recolhidos por pescadores locais, as sobras são limpas e trituradas, convertendo-se em pellets.

De seguida, são transformadas em fio e em dois tipos de material têxtil: poliéster, que diz respeito ao material que se obtém da reciclagem de resíduos plásticos, e poliamida, que corresponde ao material que se obtém da transformação das redes de pesca.

Como se utiliza?

Para impedir a libertação de microplásticos durante as lavagens da roupa, basta enchê-lo até dois terços da sua capacidade com peças sintéticas e juntá-lo na máquina de lavar com as restantes peças de roupa. “Como são feitos com uma camada fina de poliamida com aberturas de cerca de 50 micrómetros (0.05 milímetros), as fibras que se possam libertar das roupas sintéticas ficam retidas no saco”, explica o cofundador da Skizo.

Onde adquirir este saco?

A startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto tem já vários produtos sustentáveis à venda, todos eles provenientes da economia circular. No site da marca é possível encontrar diversos artigos, entre eles o saco coletor de microplásticos.