Ontem foi dia Mundial da Saúde Oral e a RECICLA recorda tudo o que pode e não pode colocar nos ecopontos relacionado com este tema. As escovas de dentes vão para o amarelo? E o fio dentário, onde se deve depositar?

No dia 20 de março assinalou-se o Dia Mundial da Saúde Oral que pretende sensibilizar para as doenças deste foro. A higiene oral é essencial e, como tal, escovas, pastas, fios dentários e elixires bucais são produtos fundamentais a ter em casa. Mas como se descartam? A RECICLA recorda tudo o que pode e não pode colocar nos ecopontos.

Escovas de dentes

Há escovas de todos os géneros, cores e feitios e até umas mais amigas do ambiente do que outras. Mas, quer sejam manuais ou elétricas, estas não podem ser colocadas no ecoponto amarelo. Onde devem ser, então, descartadas?

As escovas elétricas danificadas devem ser depositadas num contentor para equipamentos elétricos e eletrónicos. Já as escovas de dentes tradicionais, deve optar por colocar no lixo comum, ou procurar uma iniciativa que recolha estes resíduos para reciclagem.

Existem algumas clínicas dentárias que aceitam escovas antigas e supermercados que fazem a recolha destes resíduos. Utilize a WasteApp e confira se perto de si existe um local onde possa deixá-las.

Outros produtos de higiene oral

Em contrapartida, as pastas de dentes, mesmo com um resto no fundo, podem e devem ir para o ecoponto amarelo. Além do tubo, também a embalagem de cartão que acomoda o produto deve ser colocada no ecoponto azul. Igualmente adeptas da reciclagem são as embalagens de elixires bucais, que depois de vazias têm lugar no ecoponto amarelo.

Aparelhos dentários

Se utiliza aparelho nos dentes, lembre-se que também os escovilhões, assim como os elásticos que os sustentam devem ser descartados no lixo comum. No entanto, as embalagens das pastilhas de desinfeção ortodôntica, sejam tubos plásticos ou pequenas latas de alumínio, têm lugar no ecoponto amarelo.

Fio dentário

Existem fios dentários feitos de vários materiais: os de nylon, de teflon ou ainda os que são especialmente desenhados para quem tem aparelho. Mas, todos devem ser depositados no lixo comum e nunca na sanita.

Agora que já sabe como descartar os resíduos relacionados com a higiene oral, não se esqueça também de poupar água no processo. Feche a torneira enquanto escova os dentes.