21, Novembro 2019
Saiba como tornar a sua casa à prova de frio
Quando os dias frios chegam, o que apetece mais? Estar em casa, claro! E, de preferência, com um bom ambiente, leia-se confortável e sustentável. Há gestos simples que estão ao alcance de todos e que ajudam a cumprir este duplo objetivo. Mãos à obra?
Quando os dias frios chegam, o que apetece mais? Estar em casa, claro! E, de preferência, com um bom ambiente, leia-se confortável e sustentável. Há gestos simples que estão ao alcance de todos e que ajudam a cumprir este duplo objetivo. Mãos à obra?
- Aproveite o sol – É verdade que, no outono, há menos horas de sol, mas é preciso aproveitá-las. O ideal é que a casa esteja organizada em função da orientação solar. Não sabe como? Pegue numa bússola – se não tiver uma, descarregue uma aplicação no seu telemóvel – e procure o… sul. Sim, porque é o ponto cardeal que garante maior exposição solar durante o ano. O que, no outono, é sinal de conforto. Por isso, é a sul que devem estar os quartos e a sala. Depois, deixe o sol entrar. Assim, tenha persianas ou portas, abra-as logo pela manhã. E, se não tiver, afaste as cortinas e deixe a luz solar entrar. Estes cuidados são ainda mais importantes nas divisões que recebem menos sol. É que, desta forma, a casa vai aquecendo de forma sustentável e vai adiar a hora de ligar o aquecedor, o que é sinal de poupança de energia. Verifique se as janelas estão bem vedadas – Mesmo que tenha um bom sistema de aquecimento, é importante que a sua casa esteja bem isolada. Assim, mantenha as janelas bem calafetadas, pois evita que o frio entre e que o calor saia. Deite mãos à obra: existem muitas soluções simples como fitas autoadesivas, semelhantes a uma fita-cola reforçada, mas também fitas em borracha e com feltro. Outra possibilidade é usar silicone, que está disponível em bisnaga, o que facilita muito a aplicação. A técnica é acompanhar todo o rebordo da janela, para tapar todas as possíveis fugas. Outra solução bem tradicional são os chamados “chouriços”; rolos de espuma forrados a tecido que pode colocar nos parapeitos interiores das janelas. E se tiver jeito para a costura pode fazê-los à medida. A casa fica confortável e o ambiente agradece.
- Prefira soalho e móveis em madeira – A madeira é um material que passa a ideia de aconchego e calor, além de ter a vantagem de ser reciclável. Assim sendo, apostar em móveis e soalho em madeira ajuda a deixar os espaços mais confortáveis e sustentáveis. E para personalizar a decoração, experimente reutilizar paletes de madeira, que pode pintar e envernizar a seu gosto, conferindo-lhes um toque mais moderno ou mais vintage.
- Iluminação LED – As luzes LED são amigas do ambiente, pois consomem menos energia do que a iluminação convencional. E são muito versáteis: em algumas divisões da casa, como os quartos de crianças e as salas de estar, pode utilizar os cordões com pequenas luzes LED de forma criativa.
- Recupere os tapetes e as cortinas – Os tapetes, além de protegerem o soalho, dão um ar mais acolhedor à casa, ao mesmo tempo que a mantêm quente. E as cortinas funcionam como uma barreira à entrada de frio e à saída de calor. Juntos, são sinónimo de conforto, mas também de sustentabilidade. E são decorativos – basta dar asas à imaginação.
- Mantas de lã e almofadas – Nesta época do ano, colocar uma manta de lã por cima do sofá ou da cama não é apenas agradável ao toque, como transmite a ideia de conforto dentro de casa. E pode sempre enroscar-se nela. As almofadas produzem o mesmo efeito. E se forem feitas em tricô ainda melhor: se tiver sobras de lã, daquela última camisola que tricotou, vá buscá-las e experimente dar-lhes nova vida. Uma coisa é certa: o resultado são peças absolutamente originais.
- Velas – Um cheirinho agradável ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante. Assim sendo, sugerimos-lhe que opte por espalhar algumas velas nas divisões onde passa mais tempo. Pode sempre optar por fazer as suas, reaproveitando as velas antigas que já não consegue acender. E sabia que também pode reciclar o óleo de cozinha e transformá-lo em velas? Já existem no mercado alguns kits que ajudam a dar um final perfumado ao óleo.