A prevenção de incêndios é uma preocupação constante em Portugal, especialmente durante o período de maior risco, o verão. Veja aqui o que pode fazer para contribuir para um verão livre de incêndios.

A prevenção dos incêndios começa em casa

Se tiver uma casa térrea com vegetação à volta, lembre-se de que é essencial fazer a limpeza do seu terreno. Mantenha a área ao redor da casa livre de mato seco e resíduos.

Nos dias mais quentes, evite utilizar máquinas movidas a combustível nos terrenos, caso não tenha outra opção, redobre a atenção para que estas não toquem ou batam em pedras. Qualquer pequena faísca é suficiente para gerar chama.

Nesta altura do ano é proibido fazer queimadas, uma vez que esta prática pode facilmente escapar ao controle e deflagrar um incêndio. Caso tenha procedido à limpeza do terreno, de seguida não queime os resíduos, deposite-os para reciclagem, descartando-os nos contentores destinados aos biorresíduos.

Confirme que nos dez metros à volta de casa não crescem silvas ou canas, plantas mais inflamáveis.

No caso de guardar lenha e sobras de exploração florestal mantenha-os em locais bem-acondicionados e isolados, pois estas são também substâncias bastante propícias a deflagrar incêndios.

Em festas, caminhadas e passeios turísticos

Os nossos hábitos mesmo em tempo de férias devem ser também preventivos no que a incêndios diz respeito.

Se for fazer um piquenique ou uma festa com familiares e amigos em zonas de floresta, não acenda churrascos nem faça lume. Qualquer pequena fagulha pode ser o rastilho para iniciar um incêndio.

Mesmo que a festa seja à noite, em zonas florestais ou perto de áreas vegetais, não lance foguetes ou fogo de artifício.

Num simples passeio pedestre ou numa caminhada por trilhos a explorar, não deixe beatas ou lixo no chão. Guarde todos os seus resíduos consigo para, assim que possível, os colocar no contentor ou ecoponto mais próximo. No caso de encontrar os equipamentos cheios não descarte de imediato os resíduos, pois o risco de estes acabarem por se espalhar é mais elevado. Aguarde até encontrar os contentores mais próximos.

Caso testemunhe comportamentos indevidos, fumo ou fogo deve ligar para o número de emergência nacional – 112 ou para os bombeiros da sua região. A prevenção de incêndios depende de todos. Ao adotar medidas como estas podemos reduzir significativamente o risco de incêndios e proteger o ambiente.

Siga estas dicas e torne o seu verão mais sustentável.