A marca de óculos norte-americana Polaroid Eyewear acaba de lançar as suas propostas para a primavera-verão, com uma coleção que contempla cinco modelos de sol e 13 graduados produzidos com recurso a materiais orgânicos e reciclados.

Com o mote “Até o lixo merece uma segunda vida”, a marca explicou à RECICLA a origem de alguns materiais que constituem esta nova coleção.

“Acreditamos que ser mais sustentável e reduzir o impacto ambiental é uma grande oportunidade. Sempre fiéis a uma abordagem pioneira, a coleção Polaroid SS21 é enriquecida por uma seleção sustentável”, começa por afirmar a marca.

Para o efeito, recorre ao eco-poliamia, um plástico considerado orgânico por ser constituído por mais de 40% de óleo de rícino, uma matéria-prima renovável, que a marca assegura ser proveniente de uma produção responsável, que atende à qualidade de vida, rendimento e direitos humanos dos agricultores, bem como a aspetos ambientais, como o uso eficiente de água e a gestão de resíduos. Este material também integra na sua composição um eco-acetato, isto é, um derivado da celulose de algodão.

A marca refere ainda que as armações dos óculos são produzidas a partir de detritos de metal reciclado, dando nova vida a material que iria para o lixo, através da reciclagem.

A utilização de materiais mais amigos do ambiente para a produção desta coleção reduziu o recurso ao petróleo, o que, por sua vez, permitiu diminuir em pelo menos 30% as emissões de CO2

A juntar a estas vantagens, a Polaroid esclarece ainda que os óculos são comercializados em embalagens provenientes de material reciclado, que, por sua vez, pode ser novamente encaminhado para reciclagem.