14, Novembro 2019
Uma app contra o desperdício? É Too Good To Go
Pedir uma
refeição por menos de cinco euros com alimentos que, de outra forma, iam para o
lixo parece uma realidade um pouco distante dos nossos dias. Mas, e se lhe
dissermos que já o pode fazer em Lisboa?
Pedir uma refeição por menos de cinco euros com alimentos que, de outra forma, iam para o lixo parece uma realidade um pouco distante dos nossos dias. Mas, e se lhe dissermos que já o pode fazer em Lisboa?
Desde o processo de confeção até ao consumo, anualmente, os portugueses desperdiçam um milhão de toneladas de comida. Por dia, são cerca de 50 mil refeições. Só no nosso país. Em toda a União Europeia são 89 milhões de toneladas. Foi para combater esta realidade que nasceu, em 2016, na Dinamarca, a aplicação Too Good To Go, que já está presente em 13 países e acaba de chegar a Portugal.
Agora, com o propósito de reduzir o desperdício alimentar, mas também de diminuir as emissões de CO2, os portugueses vão conseguir, pela primeira vez, comprar os excedentes alimentares de restaurantes, hotéis e supermercados. O processo é simples: todos os alimentos que sobrarem após um dia de trabalho podem ser colocados à venda, num marketplace online, pelos estabelecimentos que sejam parceiros da Too Good To Go sem que os custos de produção sejam cobrados.
A aplicação tem opções que variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa e vegetariana, mas todas têm um fator surpresa associado. É que, em vez de escolherem o menu, os utilizadores compram uma Magic Box – caixas criadas pelos próprios estabelecimentos com os excedentes disponíveis naquele dia. Contudo, se não apreciar todos os alimentos ou se tiver limitações nutricionais de algum tipo não se preocupe, pois, antes de pedir a caixa, pode filtrar os seus gostos na aplicação, como forma de descobrir qual o restaurante que lhe agrada mais. Depois de feito o pagamento, os consumidores só têm de se dirigir ao estabelecimento escolhido na hora indicada.
Cerca de 31 mil estabelecimentos em toda a Europa já se juntaram ao movimento. No caso de Portugal, são mais de 50 restaurantes com pratos entre os dois e os cinco euros. E um grossista, a Makro.
A Too Good To Go é gratuita e pode ser descarregada para sistemas iOS e Android. Nesta primeira fase, está apenas disponível em Lisboa; no entanto, a ambição é aumentar o número de estabelecimentos nos próximos meses.
Justificando ter colocado mãos à obra neste projeto, a country manager em Portugal, Madalena Rugeroni, afirma que era necessário levar “a cabo a missão de combater o desperdício e procurar otimizar o consumo dos portugueses, para que sejam mais conscientes e sustentáveis”: “A Too Good To Go é um exemplo de um conceito win-win-win para todas as partes: os estabelecimentos, os utilizadores e o maior beneficiário de todos, o planeta.”.