Cada vez mais pessoas optam por lentes de contacto em vez dos óculos, seja por razões de conforto ou de estética. Mas, será que as estão a descartar corretamente? Saiba, com a RECICLA, como dar-lhes um fim mais sustentável quando deixam de ser úteis à visão.

As lentes de contacto são uma boa alternativa aos óculos, com benefícios para a visão, mas também para a qualidade de vida. E isto porque os materiais têm evoluído muito, tornando-as mais adaptáveis ao olho e, logo, tornando a sua utilização mais confortável.

Plásticos na composição

A evolução nos materiais trouxe, contudo, um problema novo: é que na sua composição entram plásticos. Significa isto que se as lentes de contacto forem descartadas na sanita ou no lavatório, por exemplo, correm o risco de ir parar ao mar.

Todas as embalagens, quer sejam de plástico, metal, vidro, papel ou cartão devem ser colocadas no ecoponto. Os restantes resíduos devem ir para o lixo comum e nunca para a sanita.

O que acontece é que, nas estações de tratamento de águas residuais, são parcialmente degradadas por micro-organismos. Na prática, transformam-se em partículas mais pequenas, os chamados microplásticos. Acabam por se infiltrar nos solos e, devido à ação das chuvas, podem seguir o caminho de outros microplásticos que são lançados nos cursos de água. Aí, são ingeridos pelos peixes, havendo grande probabilidade de chegarem ao nosso prato.

Como descartar as lentes de contacto?

Se não devem ser deitadas na sanita ou no lavatório, como descartar, então, as lentes de contacto depois de usadas?

As lentes devem ser colocadas no lixo comum. Mas, os materiais de embalagem devem seguir as regras da separação e ser encaminhados para os ecopontos.

Assim, o blister de plástico e a tampa de alumínio devem ser colocados no ecoponto amarelo. E a caixa de cartão tem lugar no ecoponto azul. Os frascos com os líquidos de limpeza são, geralmente, plásticos, pelo que pertencem ao ecoponto amarelo.

Programas de recolha de lentes de contacto

Este é um tema a que os fabricantes e distribuidores de lentes de contacto dão cada vez mais atenção e alguns possuem os seus próprios programas de recolha e reciclagem.

É o caso da GrandOptical, onde é possível recolher sacos para depositar as lentes de contacto, devolvendo-os depois à loja. Uma vez entregues, a marca verifica a deterioração dos polímeros, utilizando-os para produzir um novo par de lentes.

Também a Optocentro aceita lentes de contacto em fim de vida nas suas lojas de Lisboa e Porto. Os utilizadores são convidados a juntar as lentes de três meses, respetivas embalagens e os frascos dos produtos de manutenção.

O mesmo faz a Jaime Oculista, que recebe as lentes usadas diretamente nas lojas ou por correio, para a sede, em Santo Tirso.

Agora que já tem outro olhar sobre o impacto ambiental das lentes de contacto, fica o convite para as descartar com sustentabilidade. Continue a ler a RECICLA para ficar a par de tudo o que pode e não pode colocar nos ecopontos, bem como das mais inovadoras ideias amigas do ambiente.