Hoje é dia da bolacha, aquele pequeno snack apreciado por miúdos e graúdos que tanto pode ser saudável como um verdadeiro “pecado”. Agora que o Natal se aproxima, com mais ou menos açúcar, uma bolachinha acabada de sair do forno sabe sempre bem, por isso, trazemos-lhe uma receita sustentável e rápida de fazer.

Natal é também sinónimo de gastronomia e de azáfama na cozinha. E uma das atividades que se costumam partilhar em família é a confeção de bolachas, em forminhas alusivas à época.

A tradição é para manter, claro, mas temos um pedido: tenha em atenção o desperdício alimentar. Por isso, juntamos dois em um e deixamos-lhe uma receita de bolachas saborosas que desperdiçam zero.

Se, por um lado, fazê-las não produz qualquer tipo de lixo, por outro, podemos dizer-lhe que vai aproveitar algo que possivelmente iria deitar fora: cascas de laranja.

Pois é, para esta receita vai precisar de:

  • Cascas de duas laranjas (aproximadamente 80g)
  • 300g de farinha
  • 140g de açúcar
  • 80g de margarina (aproximadamente 3 a 4 colheres de sopa)

Comece por cortar as cascas das laranjas em pedaços pequenos, leve-os à 1-2-3 e reserve. De seguida, numa tigela adicione a farinha, o açúcar e a margarina. Envolva até os ingredientes ficarem bem misturados. Adicione as cascas das laranjas trituradas e mexa até ficar espesso. Quando já for possível fazer pequenas bolas de massa com as mãos, a mistura está pronta a ser moldada.

O passo que se segue é forrar o tabuleiro do forno com uma folha de papel vegetal e começar a criar os desenhos das bolachas, com a mão, ou com recurso a forminhas natalícias, por exemplo.

Depois de a massa estar toda no tabuleiro é levá-la ao forno por 10 a 15 minutos, a 180º graus. Quando já estiverem douradas retire e experimente ainda quentinhas.

Simples, não é? E com tão poucos ingredientes consegue fazer até 20 bolachinhas, ao mesmo tempo que evita que as cascas de duas laranjas acabem no lixo. E pode sempre entusiasmar-se e fazer mais fornadas, para oferecer.

Este Natal ajude o planeta, evitando o desperdício alimentar, porque o melhor presente do mundo é um mundo melhor.