Comece 2023 mais quente! Saiba como aquecer a sua casa de forma mais ecológica e sem gastar mais energia. Tome nota das nossas dicas e passe o inverno confortável, ao mesmo tempo que poupa a carteira e o ambiente.

Inverno é sempre sinal de mantinhas e roupas quentes, mas, quando as casas arrefecem demasiado, por vezes, é necessário fazer algo mais para manter o conforto.

Aquecer a casa sem gastar energia

A RECICLA deixa-lhe algumas sugestões sustentáveis:

Luz solar

O sol é o aquecedor mais natural que existe e se a sua casa tem uma boa exposição solar, aproveite todos os raios de sol para aquecer a casa. Poderíamos estar a falar de instalar painéis solares, mas não é o caso. A sugestão é que deixe entrar a luz pelas portas e janelas de vidro e a aproveite ao máximo para aquecer naturalmente. Abra bem as portadas, afaste os cortinados e remova plantas grandes ou outros objetos que impeçam a entrada de luz.

Assim que começar a anoitecer, feche janelas e persianas para evitar que o calor saia. Feche também as portas das divisões que menos usa, de modo a manter a temperatura da casa.

Refugie-se na cozinha

Esta altura do ano é a mais propicia a refeições caseiras para aquecer o estômago. Se recorrer a receitas que impliquem o forno pode aproveitar o seu calor e a energia já utilizada para assar e aquecer a cozinha e, até, se possível mais alguma divisão da casa.

Decoração quentinha

Agora que as festas terminaram é tempo de voltar a alterar as decorações da casa. Aproveite o momento para apostar em pequenos detalhes que a tornam mais confortável e quente.

Aposte em cores mais escuras, em pequenos detalhes, como as almofadas ou os cortinados, pense se não valerá a pena uns tapetes mais grossos e felpudos, ou colocar umas mantinhas para aconchegar os sofás. Seja quais forem as opções, escolha o slow decor para dar um boost de calor e sustentabilidade à sua casa.

Para aquecer a casa é preciso energia, mas esta pode ser renovável

Se as opções acima não forem suficientes para tornar a sua casa um pouco mais quente terá de recorrer a outras formas de aquecimento. Vai investir num aquecedor? Espreite estas alternativas ecológicas:

Caldeiras renováveis. Funcionam com recurso a energia aerotérmica, isto é, um mecanismo que aproveita a energia térmica existente no ar e que a transfere para o interior da habitação, aquecendo-o. Este sistema tem uma elevada eficiência energética, pois consegue transformar uma unidade de energia elétrica em quatro ou mais unidades de energia de aquecimento.

Lareiras de etanol. Também conhecidas como lareiras independentes ou de mesa, podem ser instaladas sem ter de mudar a arquitetura da casa. Não consomem energia elétrica nem gás, apenas álcool, o que faz com que tenham reduzidas emissões de dióxido e de monóxido de carbono. Além disso, não produzem qualquer tipo de resíduo.

Inspirou-se? Esperamos que sim!