O momento de ir ao supermercado não tem de ser uma atividade com uma elevada pegada carbónica. Quer fazer compras mais “verdes” e de forma mais sustentável? A RECICLA deixa-lhe 8 dicas para consumir sem prejudicar o ambiente.

  • Compras sustentáveis começam antes de sair de casa! Se vai ao supermercado não se esqueça de primeiro fazer uma lista do que realmente lhe faz falta.
  • Leve consigo sacos reutilizáveis para as frutas e legumes ou reaproveite os sacos de plástico das compras passadas. Se os sacos já não puderem ser aproveitados, coloque no ecoponto amarelo para terem uma nova vida!
  • Antes de colocar no carrinho confira a data de validade. Vai ter tempo suficiente para consumir esse produto? Em Portugal, em média e por ano, são deitados foram 100 quilos de comida, por pessoa, muitas vezes por ter atingido o fim do prazo de consumo.
  • Compre produtos produzidos localmente ou de origem nacional. Quanto menor distância tiverem percorrido, menos quantidade de CO2 terá sido libertada para a atmosfera para o produto chegar até si.
  • Na hora de escolher, opte por produtos dentro de embalagens recicláveis. Embora todas possam ser colocadas no ecoponto, sabia que há umas mais aptas para reciclar? Se puder, escolha com estes detalhes em mente.
  • Optar por produtos biológicos é também mais sustentável. Ao apostar em frutas e legumes cuja plantação é feita à base de uma agricultura mais consciente e que não recorre a químicos e pesticidas é uma boa forma de reduzir a pegada carbónica.
  • Além da certificação biológica existe também a certificação de comércio justo. Ao comprar produtos identificados com um símbolo semicircular azul e verde está a pagar um valor justo aos produtores e a adquirir um bem que cumpre com padrões sociais e ambientais.
símbolo do comércio justo
  • Por fim, não se esqueça, fazer compras mais sustentáveis é comprar de forma mais consciente. Diga não ao consumo “só porque está em promoção” e leve consigo aquilo que de facto lhe faz falta, vai ver que a sua carteira agradece e o planeta também.