Já pensou no impacto ambiental que os brinquedos causam? Quando oferecemos um boneco ou um jogo a uma criança, esquecemo-nos da pegada ambiental que estes produtos deixam no ambiente, desde o momento em que são confecionados até ao momento em que acabam no lixo. Com o intuito de torná-los mais circulares e recicláveis surge o projeto REPLAY. 

O REPLAY é uma iniciativa que junta duas organizações, a Zero Waste Lab, uma associação que pretende mobilizar a sociedade para uma mudança de comportamento na criação e gestão de resíduos, e a Precious Plastic Portugal. Esta última é a representação nacional de uma organização internacional que disponibiliza instruções para a criação de um conjunto de máquinas de reciclagem de plástico em pequena escala.

A junção destas duas organizações deu origem ao REPLAY, projeto vencedor do prémio da Nova Bauhaus Europeia 2022, uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu a propostas e experiências que visem um futuro sustentável e inclusivo.

Brinquedos REPLAY

Brinquedos: O que faço com eles?

Partindo da pergunta o que fazer aos brinquedos que já não se usam ou que estão estragados, o REPLAY testou e criou um circuito que permitisse a sua reciclagem. Apesar de os brinquedos elétricos poderem ser depositados num contentor para equipamentos Elétricos e Eletrónicos, este projeto vem testar uma solução mais generalizada.

Brinquedos REPLAY

Começou por algumas escolas de municípios onde existem as máquinas Precious Plastic, desafiando crianças e famílias a selecionar, desmontar e entregar os brinquedos que já não queriam.

Depois de separados por tipos de materiais, o REPLAY lançou ainda o desafio a duas universidades de design, em Évora e no Porto, para que surgisse um novo brinquedo proveniente da reciclagem.

A ideia vencedora chegou da Universidade de Évora e consiste em três peças com as quais é possível jogar sete jogos tradicionais, como o da macaca, por exemplo.

Como minimizar o impacto?

Apesar de o REPLAY estar a conseguir reciclar brinquedos, parte de cada um reduzir a sua pegada carbónica e o seu consumo. Como?

  • Reparar em vez de descartar;
  • Avaliar a necessidade de comprar novos brinquedos;
  • Dizer não aos “brindes”. Geralmente, são peças demasiado pequenas e rígidas, quase impossíveis de desmontar e reciclar;
  • Não guardar pilhas dentro dos jogos ou bonecos, para evitar que rebentem e os brinquedos se estraguem;
  • Doar o que está em bom estado;
  • Realizar ou participar em trocas de brinquedos.

Para ajudar a promover a troca e partilha de brinquedos, o REPLAY está a criar caixas com o plástico reciclado para colocar em parques infantis. O objetivo do Troquedo, assim se chamam estas caixas, é que as crianças possam depositar aqui brinquedos que já não queiram e, em troca, levar algum que lhes desperte a atenção.