Os lisboetas têm agora mais motivos para não descartar no lixo comum o óleo alimentar usado (e nem sequer pensar em deitá-lo no ralo). É que já chegaram à cidade os Oleões Inteligentes. São, para já, 160 e podem ser encontrados em freguesias como Areeiro, Arroios, Beato, Penha de França, Benfica, Carnide, São Vicente e Alcântara. 

Foram instalados através de uma parceria entre a câmara municipal e a Hardlevel – Energias Renováveis, empresa portuguesa especializada em gestão e pré-tratamento de óleos alimentares usados e fundadora da Rede Nacional de Oleões (RENO). Desde 2017 que tem vindo a instalar oleões por todo o país e chegam agora a Lisboa.

Estes oleões chamam-se Smart S+, são azuis e saltam facilmente à vista, mas, para serem encontrados rapidamente, pode ser usada a aplicação RENO App. Sendo dotados de tecnologia Internet of Things, permitem ainda o acesso a diversas informações.

RENO-APP

Image 1 of 3

Através da aplicação, os utilizadores conseguem aceder à localização do oleão mais próximo e saber qual o nível de enchimento em que se encontra. Este sistema inteligente conta também com um mecanismo que permite implementar jogos que incentivam a reciclar óleo usado através de um sistema de pontuação por depósitos, que depois, mediante campanhas de sensibilização, permitem aos utilizadores ganhar bilhetes ou vouchers para atividades culturais, de lazer ou desportivas.

Não é só em Lisboa que se podem encontrar estes Smart S+: no verão de 2020 a Hardlevel já tinha uma rede de 1.250 oleões contratualizados com mais de 50 municípios. Para este ano, o objetivo da empresa é conseguir atingir os três mil.

Vá por nós: procure o oleão mais próximo e não descarte o seu óleo alimentar usado no lixo comum.