Há um ecoponto mais moderno, prático, ecológico e personalizável a chegar a casa dos portugueses. Chama-se Wallie e é uma solução versátil e inovadora para fazer a separação das embalagens.

A história do Wallie

Criado pela LIPOR, a Associação de Municípios para a Gestão Sustentável de Resíduos do Grande Porto que gere, valoriza e trata resíduos urbanos, este ecoponto já venceu, em 2018, o concurso internacional FAMAE, uma fundação independente que apoia a inovação na área ambiental.

O ecoponto de e para reciclagem

O Wallie nasce dos princípios do ecodesign. É feito com 89% de material reciclado, o que permitiu reduzir o consumo energético no processo de manufatura das suas peças.

É constituído por plástico proveniente de cadeiras e mesas em fim de vida e é totalmente reciclável.

Foi idealizado para ser fixado na parede, permitindo ter um ponto de reciclagem em qualquer divisão da casa, e é personalizável. Traz consigo três designs diferentes, mas pode criar o seu próprio modelo decorativo e incorporá-lo.

Este pequeno ecoponto tem o volume similar ao de um saco de compras e está preparado para o depósito de um tipo de resíduos de embalagem, pois não tem divisórias. Comporta até 10 quilos de resíduos e consegue armazenar até 22 litros, o equivalente a 32 embalagens de leite espalmadas ou 12 por espalmar. 

O seu design permite poupar 40% do volume dos resíduos no transporte até ao ecoponto de rua. 

Como se pode adquirir um Wallie?

O ecoponto Wallie pode ser adquirido online, na Leroy Merlin ou na PANIMAT pelo valor de 44,90€ .

Se ainda não tinha um ecoponto em casa esta pode ser uma opção moderna e prática para passar a armazenar os seus resíduos de embalagens antes de os levar até ao ecoponto mais próximo.

Ainda não separa as embalagens? Veja aqui as vantagens para o passar a fazer. Não deixe que nenhuma embalagem lhe escape, leia este guia sobre tudo o que pode colocar nos ecopontos.

Continue a ler a RECICLA e mantenha-se a par de todas as novidades do mundo da economia circular.