Projeto com a parceria:
Juntas de Freguesias de Portugal

Sociedade Ponto Verde lança prémio nacional “Junta-te ao Gervásio”

Juntas de Freguesia, Entidades de Proximidade e Cidadania Social são as três categorias do concurso que pretende promover e partilhar as boas práticas da reciclagem de embalagens nas comunidades locais em todo o país. Vencedores distinguidos com obra de arte em material reciclado, prémios monetários ou menções honrosas.

Hoje, 17 de maio, dia em que se assinala o Dia Internacional da Reciclagem, a Sociedade Ponto Verde (SPV) anuncia o Prémio “Junta-te ao Gervásio”, iniciativa de âmbito nacional, que tem como objetivo destacar e premiar projetos na área da reciclagem de embalagens e da economia circular, desenvolvidos dentro das comunidades locais, por Juntas de Freguesia, entidades de proximidade (como associações ou cooperativas) e cidadãos individuais ou em grupo. A fase de candidaturas inicia amanhã e prolonga-se até 31 de julho.

A apresentação oficial teve lugar esta manhã, no Jardim da Estrela, com as presenças do Secretário de Estado do Ambiente e Energia, João Galamba, do Presidente da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias, Jorge Veloso, do Presidente da Junta de Freguesia da Estrela, Luís Newton, e da Vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina, que se juntaram a Ana Trigo Morais e Teresa Cortes, CEO e Coordenadora de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, respetivamente.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é aberto às Juntas de Freguesia, a Entidades de Proximidade (designadamente organizações da economia social, como associações, fundações ou cooperativas; pequenas e microempresas e empresários) e à Cidadania Social (pessoas singulares ou em grupo, empresários e demais entidades como condomínios ou agrupamento de escuteiros, entre outros) localizadas em todo o território nacional. São estas as três categorias que compõem o concurso.

Os interessados em participar podem submeter a candidatura, integrada numa das categorias, através de recicla.pt/juntateaogervasio, onde está disponível toda a informação.

São elegíveis projetos executados nas comunidades locais, nos últimos 12 meses (entre junho de 2021 e julho de 2022), que estão a contribuir ou contribuíram de forma sustentável para a melhoria e separação das embalagens para reciclagem, que assentam no paradigma da circularidade e que poderão servir de referência, enquanto aceleradores de imaginação à replicabilidade noutros contextos comunitários.

O júri avaliará critérios como o caráter inovador do projeto, o seu impacto económico, social e ambiental na comunidade local, e se promove a prática da reciclagem de embalagens – ou seja, estão consideradas as três dimensões que compõem o alinhamento da estratégia da SPV (Inovar, Evoluir e Reciclar).

Será escolhido um TOP correspondente a cada uma das três categorias, com prémios pecuniários e menções honrosas. Assim, na categoria “Freguesias” será atribuído um 1.º lugar (uma escultura feita materiais reciclados para instalar na sua localidade) e 9 menções honrosas; já em “Entidades de Proximidade” e “Cidadania Social” está previsto um top 3 com atribuição de prémios monetários, que perfazem um total de 15.000€, e de menções honrosas, duas em cada categoria.

“O prémio Junta-te ao Gervásio reforça o trabalho de proximidade da SPV junto das comunidades locais, numa vertente que vai além da sensibilização para a importância da reciclagem das embalagens. O que a SPV está a fazer é a promover a participação comunitária ativa, seja a que é potenciada pelas Juntas de Freguesia, pelas empresas e demais organizações mais ou menos organizadas ou por movimentos de cidadãos,” afirma Ana Trigo Morais, CEO da Sociedade Ponto Verde.

Já Jorge Veloso, presidente da Associação Nacional de Freguesias, afirma que A ANAFRE, enquanto parceira deste projeto, entende que a atribuição do prémio Junta-te ao Gervásio pela Sociedade Ponto Verde, vai evidenciar o que de bom se pratica nas Freguesias, reforçando o nosso trabalho de proximidade efetiva junto dos nossos cidadãos.”

“Temos a convicção que nos vão chegar projetos de muito valor de todo o território nacional, mostrando que há muito que está já a ser feito localmente, e que essas boas práticas podem ter potencial para serem replicadas noutras regiões, em benefício de mais pessoas e do Ambiente”, conclui Ana Trigo Morais.

O Prémio “Junta-te ao Gervásio” é promovido pela Sociedade Ponto Verde e conta com o apoio da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias e com o ISCTE Executive Education como Knowledge Partner.