2, Fevereiro 2024
A Benamôr cuida da pele e do ambiente
A marca de produtos de cosmética natural Benamôr, procura oferecer não apenas bem-estar aos consumidores como também ao planeta. A Marketing Manager, Joana Maurício contou à RECICLA como esta é uma marca que marca.
A marca de produtos de cosmética natural Benamôr, procura oferecer não apenas bem-estar aos consumidores como também ao planeta. A Marketing Manager, Joana Maurício contou à RECICLA como esta é uma marca que marca.
“Somos uma marca de beleza holística, natural e de bem-estar, longe dos estereótipos tradicionais”, descreve Joana Maurício.
A Benamôr está no mercado há quase 100 anos. Surge pela mão de um boticário que criava pomadas milagrosas no seu laboratório, no Campo Grande. De Lisboa para o mundo, hoje, as suas receitas de beleza botânicas estão presentes em mais de 30 países.
A pegada ambiental que a Benamôr procura reduzir
A marca de cosmética utiliza ingredientes de origem nacional, de que são exemplo, a laranja, o alecrim ou aloé Vera. Os seus produtos além de se manterem eticamente produzidos à mão são também isentos de crueldade animal.
“O nosso objetivo é continuar a desenvolver fórmulas com pelo menos um ingrediente-chave de origem vegetal português e compostas por um mínimo de 90% de ingredientes naturais, enfatizando o nosso compromisso com a botânica e naturalidade”, afirma Joana Maurício.
A beleza da reciclagem
Focada em reduzir a sua pegada carbónica, a Benamôr tem atualmente 80% das suas embalagens feitas em alumínio. Esta característica torna-as totalmente recicláveis e 40% delas feitas a partir de material reciclado.
Ao utilizar embalagens criadas a partir de material reciclado, a empresa detentora da marca conseguiu reduzir, nos últimos cinco anos, 40 toneladas de CO2.
Com os seus pilares assentes na consciencialização, responsabilidade e sustentabilidade, a Marketing Manager, aponta ainda para a necessidade de alerta dos consumidores para a correta separação das embalagens.
“Em 2023, reforçamos a parceria com a Sociedade Ponto Verde, com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer uma correta separação e reciclagem das nossas embalagens, criando uma infografia pedagógica, disponível nas lojas e no site”, afirma.
Segundo Joana Maurício, “A Sociedade Ponto Verde é ainda crucial na sensibilização dos consumidores e credibilização da implementação de práticas sustentáveis, ajudando-nos a promover um consumo mais consciente e apelando à reciclagem das nossas embalagens”.
A Benamôr procura um futuro mais bonito
Consciente das preocupações ambientais e rumo a um planeta saudável, a Benamôr tem vindo a destacar-se pelas suas iniciativas eco-friendly. Para incentivar o consumo responsável, disponibiliza tote bags reutilizáveis e é pioneira na implementação de um sistema de refill nas suas lojas, em Portugal.
Desde 1925 que a Benamôr tem sido carinhosa com as suas receitas botânicas de beleza, formuladas com ingredientes naturais portugueses e, embaladas à mão na fábrica em Lisboa.
São estas várias práticas mais amigas do ambiente que contribuem para a redução da pegada ecológica da marca, rumo a um futuro mais verde e bonito.
Já sabe como separar os seus produtos de beleza? Continue a ler a RECICLA para se manter a par de todas as novidades do mundo da reciclagem.