31, Janeiro 2023
A Nestlé procura “boa comida, boa vida” e um bom ambiente
A Nestlé é uma empresa com mais de 150 anos de história e em 2023 comemora o seu centenário em Portugal. Entre o seu diversificado leque de produtos e as suas áreas de atuação, está a caminhar para melhorar o seu impacto sobre o ambiente. Em conversa com a RECICLA, a Sustainability Leader, Beatriz Guimarães, explica que estão a ser tomadas medidas desde a produção dos ingredientes até à distribuição do produto final aos consumidores. É o que faz da Nestlé uma marca que marca.
A Nestlé é uma empresa com mais de 150 anos de história e em 2023 comemora o seu centenário em Portugal. Entre o seu diversificado leque de produtos e as suas áreas de atuação, está a caminhar para melhorar o seu impacto sobre o ambiente. Em conversa com a RECICLA, a Sustainability Leader, Beatriz Guimarães, explica que estão a ser tomadas medidas desde a produção dos ingredientes até à distribuição do produto final aos consumidores. É o que faz da Nestlé uma marca que marca.
O percurso amigo do ambiente dos produtos Nestlé
Para a Sustainability Leader da Nestlé, “a sustentabilidade não é um sprint, é uma maratona”. Como tal, desde 2018 que a empresa tem vindo a implementar medidas para melhorar o seu desempenho ambiental.
Um dos objetivos é atingir a neutralidade carbónica, mas também compensar as emissões de carbono: “Para atingir o net zero até 2050, temos de trabalhar em toda a cadeia de valor”, começa por dizer Beatriz Guimarães.
Assim, os cuidados começam logo na produção dos ingredientes que dão origem aos produtos Nestlé. A empresa investe na agricultura regenerativa, isto é, numa forma de exploração agrícola com menor impacto ambiental e maior rentabilidade para os solos.
Aposta-se na rotatividade dos cultivos com o intuito de dar repouso aos solos e de os tornar mais saudáveis e ricos em nutrientes. É com este mesmo objetivo que a empresa quer contribuir para inspirar jovens agricultores.
A sustentabilidade também tem lugar nas fábricas da Nestlé. Poupar água e energia são apenas algumas das medidas, que já estão a fazer muita diferença. Em Portugal, só em 2021 a empresa conseguiu reduzir, comparativamente com o ano anterior, mais 7,5% de água, 7% de energia consumida por tonelada de produto e 8% de emissões de CO2 por tonelada de produto.
Ações mais sustentáveis
As medidas adotadas pela Nestlé visam cumprir as metas e os compromissos assumidos para 2025. A porta-voz da estratégia da empresa enumerou algumas:
- Oferecer um portefólio de produtos mais sustentável;
- Ter café, cacau e óleo de palma de origem sustentável e certificada;
- Passar a ter uma agricultura regenerativa para 20% das matérias-primas;
- Eliminar a desflorestação em qualquer processo da cadeia de abastecimento;
- Tornar 95% do packaging desenhado e preparado para ser reciclado.
Também na sede da empresa estão em curso ações concretas em prol do ambiente: utilização de eletricidade proveniente dos painéis solares presentes no topo do edifício, automatização tanto da iluminação como da climatização do edifício e ainda utilização de redutores de caudal de água para reduzir o consumo de água.
Há uma horta comunitária, cuidada pelos próprios trabalhadores, e um biorreator de microalgas no edifício, com o objetivo de melhorar a qualidade do ar. Além disso, a Nestlé está empenhada em substituir a sua frota comercial e não comercial por veículos totalmente elétricos.
“Além de ajudar os nossos consumidores a tomarem a decisão certa, dando-lhes produtos que lhes permitam reduzir o seu impacto e informação necessária para que possam escolher de forma consciente, também damos aos nossos colaboradores informação e dados necessários para que possam ser porta-vozes e embaixadores deste que é o caminho da Nestlé na área da sustentabilidade”, conclui Beatriz Guimarães.