16, Março 2021
Água do Fastio – Para um mundo melhor
“Contribuir para um mundo melhor” é o mote que conduz a Água do Fastio a caminhar rumo a um planeta mais verde. A diretora de Comunicação e Marketing, Sandra Lopes, explica à RECICLA que a estratégia de sustentabilidade se aplica “ao nível do ambiente, da própria indústria e da educação dos consumidores”, tornando-a uma marca que marca.
“Contribuir para um mundo melhor” é o mote que conduz a Água do Fastio a caminhar rumo a um planeta mais verde. A diretora de Comunicação e Marketing, Sandra Lopes, explica à RECICLA que a estratégia de sustentabilidade se aplica “ao nível do ambiente, da própria indústria e da educação dos consumidores”, tornando-a uma marca que marca.
Foi a primeira do setor a disponibilizar e a comunicar as suas políticas e preocupações ambientais. No site Fastio apresentam-se um conjunto de informações, não só sobre a água em si, mas também sobre o ambiente e a importância de saber preservá-lo. Abordam-se temas como a proteção e conservação do Gerês, o consumo e pureza da água, a utilização e redução do plástico e a reciclagem.
Proveniente da serra do Gerês, com nascente na gruta de Nossa Senhora do Fastio, em Terras de Bouro, esta água é explorada há quase cem anos. Os seus aquíferos são devidamente protegidos por perímetros estabelecidos e fiscalizados e, para a continuação da extração da água mineral, a marca preocupa-se em garantir a preservação e o equilíbrio do aquífero, preservando e limpando os espaços que o rodeiam e assumindo a preocupação de o gerir de forma racional.
A Fastio quer ir mais longe e, como afirma a diretora de Comunicação e Marketing, está empenhada em “fazer sempre mais e melhor”. Por isso, pretende “apelar e promover a consciencialização do consumidor para a importância da reciclagem e do futuro do planeta, numa ação contínua e conjunta”.
No que toca à redução do consumo de plástico e à reciclagem, a marca já deu diversos passos.
Atualmente, todas as suas garrafas, tanto de plástico, como de vidro, são totalmente recicláveis e um dos objetivos para os próximos quatro anos passa por utilizar pelo menos 25% de PET reciclado.
Faz parte integrante desde o primeiro dia do Sistema Integrado de gestão de Resíduos e Embalagens e pretende, em conjunto com o Setor de Águas Minerais e de Nascente de Portugal, implementar o Sistema Depósito Reembolso, que permitirá recolher embalagens PET descontaminadas e com qualidade para produzir o PET reciclado.
Desde o ano 2000, já reduziu o rácio do consumo de água em 30% e a taxa de resíduos em 18%. Também já diminuiu em 35% o peso médio das garrafas PET e disponibiliza, de forma pioneira, garrafas de vidro para o canal Horeca em tara retornável, isto é, a possibilidade de devolução de garrafas de vidro comercializadas em hotéis, restaurantes e cafetarias.
Com o objetivo de atingir “melhores e maiores níveis de reciclagem, circularidade e sustentabilidade das embalagens”, a marca apela à correta separação dos seus produtos. Associa-se à Sociedade Ponto Verde com o intuito de “reafirmar e reforçar a sustentabilidade ambiental das embalagens”, refere Sandra Lopes.
No site da marca promove-se a reciclagem através da partilha de factos e de vantagens associados a esta prática: por exemplo, mostrando que ao reciclar uma garrafa de plástico se economiza energia capaz de deixar uma lâmpada de 60 watts acesa durante seis horas, ou que a reciclagem de dez garrafas pode dar origem a um par de calças.
Esclarece também questões como a possibilidade de reciclar tampas de rosca, se forem constituídas por plástico ou metal, devendo ser colocadas no ecoponto amarelo. E desconstrói mitos como o de “a ação de uma pessoa não ter qualquer impacto”, o que não é verdadeiro, pois “a correta separação das embalagens é fundamental para o sucesso de todo o processo”, sendo o contributo de todos “indispensável”.
Neste sentido e também com o intuito de espalhar a mensagem, ampliou estas informações às suas redes sociais e o resultado, segundo Sandra Lopes, tem sido positivo: “Recebemos inúmeras mensagens de felicitações pela iniciativa, pela criatividade e informação”.
Afinal, é sob o lema “um planeta mais sustentável é um compromisso partilhado por todos” que a Fastio procura deixar a sua marca junto dos consumidores.